Solids Builder - Criação de Propriedades


O painel de criação de propriedades gerencia as propriedades que estarão visíveis para o dispositivo/seção criados.

Algumas propriedades são de uso obrigatório, dependendo do tipo de dispositivo que se quer modelar. Por exemplo, para modelar um tubo, será necessário fornecer uma seção hidráulica, que nada mais é que a seção usada para calcular raio hidráulico, área molhada, perímetro molhado, etc em função da altura da lâmina do escoamento. Outro exemplo: Para calcular a vala de escavação deste tubo, é preciso fornecer a largura externa da seção.

Caso não sejam definidos valores para as propriedades obrigatórias, será mostrado um ícone na linha correspondente e um erro é mostrado:

Pare o mouse sobre o ícone, para que o erro apareça.

Você pode criar quantos parâmetros achar necessário além daqueles que são obrigatórios:

Para criar o parâmetro, clique a última linha da tabela e informe os valores nas colunas correspondentes:


Boas práticas:


Faça mais com o RunOption

O modelador também permite calcular coisas sem reconstruir o dispositivo. Certas propriedades não interferem na modelagem geométrica de um dispositivo, por exemplo: um dado de cálculo hidráulico ou de verificação só tem efeito sobre o cálculo final e validação de regras, mas não altera geometria. Para essas situações, é uma boa ideia separar o fluxo que modela, daquele que só calcula. Para fazer isso, use o RunOption da seguinte forma:

Observe que no IF, verificamos se:

RunOption="#CALCULATE"

Se for, o fluxo vai para o cálculo da vazão final no dispositivo, caso contrário, modela o dispositivo.

A palavra #CALCULATE é uma palavra chave no modelador, para que ele saiba que o fluxo não modela, apenas calcula. O fluxo é chamado após todos os cálculos internos do plugin ter sido efetuados e antes da validação de regras iniciar

Note:: Coloque no fluxo CALCULATE apenas ações que calculam parâmetros que não interfiram na geometria ou posicionamento!