Operação


Para operar o programa siga estes passos:

  1. Crie um novo documento, clicando o botão Novo
  2. Se já tem, ou quer abrir o arquivo de exemplo, clique o botão Abrir
  3. Execute ou obtenha uma orientação de terraplenagem onde seja possível estabelecer as características para os materiais que irão compor os aterros. Estes dados serão preenchidos na aba Segmentação dos itens de Origens ou na aba Segmentação principal.
  4. Faça o dimensionamento da superestrutura rodoviária ou ferroviárias, estabelecendo os critérios mínimos do subleito, rebaixo e corpo de aterro. Normalmente, a superestrutura é constante em todo o trecho, variando-se apenas a altura do reforço do subleito. Este dimensionamento deverá informar qual é o CBR mínimo e Expansão máxima aceitável para os aterros, reforços ou camada final.informe estes dados ao programa na aba Destinos.
  5. Sabendo onde terão os reforços de subleito, ocorrências de solos moles, espessura da camada vegetal, procede-se a modelagem das seções gabaritadas.
  6. Das seções gabaritadas, comumente de 20 em 20 metros, é possível extrair a área de cada item de terraplenagem. Assim, para cada origem e destino, pode-se preencher aba Áreas e volumes dos itens de origem e destino. Para obter os valores das áreas e volumes do Autodesk Civil 3D, use o comando DDMLINK.
  7. Com as áreas de cada elemento citado acima, são calculados os volumes de cada material, pelo método das seções, que diz:

    Volume(Estaca) = (Área (Estaca) + Área (Estaca Anterior)) * Distância(Estaca, Estaca Anterior) / 2
  8. Estes volumes, podem agora ser discretizados como uma origem ou um destino de material. A fim de dar mais precisão ao DMT, pode-se ainda limitar a distância entre a Estaca Inicial e a Estaca Final, subdividindo uma oferta ou demanda em duas ou mais, com comprimentos menores. Estes itens aparecerão nas planilhas de classificações dos itens de origem e destino. Para classificar, use o botão Classificar
  9. Estas classificações são cruzadas umas com as outras, obtendo-se o DMT entre elas, bem como as faixas de destino possíveis para cada origem.
  10. Os DMTs entre um item de origem e um item de destino é avaliado em função do centro de massa (KM) de cada item, levando em conta as características desejáveis no destino (CBR, Expansão e Permeabilidade) e as impossibilidades geométricas.
  11. Os dados podem ser validados antes de calcular. Para isso clique o botão Validar
  12. É aplicado o algorítimo de Stepping Stone para resolver a distribuição, clicando o botão Calcular Distribuição.
  13. Por fim, deve-se fazer uma análise criteriosa dos resultados obtidos.

Após ler a ajuda do programa, você terá condições de entender o Estudo de Caso. Nele é mostrado como obter dados no Civil 3D, processar e desenhar os resultados do cálculo de distribuições.