DMTs


O Custo de transporte entre um item de Origem ou Destino é dado pela distância entre o KM (centro de massa) de cada item de Classificação.

O programa DDM poderá usar o valor do custo em que se encaixa o DMT na lista de Faixas de DMT, ou o próprio DMT entre os itens. Isto porque a variação do custo de transporte da faixa de dmt não é necessariamente uma função linear do DMT.

O programa DDM, avalia esta distância nos casos em que a origem tem CBR, Expansão e Permeabilidade aceitável por parte do destino, bem como as impossibilidades geométricas.

No caso dele não atender, o programa arbitra um valor muito grande em seu lugar.

Este é um "truque" ou recurso do método Stepping Stone, que consiste em atribuir um custo muito elevado ao movimento que ser quer evitar. Na tabela abaixo, os itens em vermelho seriam evitados

  Demanda (1) Demanda (2) Demanda (3) . .. Demanda (j)
Oferta (1) Custo (1,1) Custo (1,2) Custo (1,3) . .. Evitar
Oferta (2) Custo (2,1) Evitar Custo (2,3) . .. Custo (2,j)
Oferta (3) Custo (3,1) Custo (3,2) Custo (3,3) . .. Custo (3,j)
... ... ... ... ... ...
Oferta (i) Custo (i,1) Custo (i,2) Evitar . .. Custo (i,j)

Por padrão o programa DDM adota 1000000 como DMT dos movimentos que se quer inibir. Este valor pode ser modificado no arquivo DDM.ini, na seção "GERAL", item "BigNumber":

Mas quais movimentos devem ser inibidos?

O material solo mole, por exemplo, não deve ser usado no corpo de aterro, camada final ou reforço. Neste caso, arbitre ele com CBR = 1, e Expansão=10, ou seja, um valor inaceitável em qualquer destino que não seja um botafora. Assim, esta possibilidade de movimentos não será usada na simulação do programa.

Outra situação é quando temos um rio cortando o projeto e os materiais cortados num trecho antes do rio, não podem ser levados para trechos após o rio. Neste caso, deve-se informar isso na aba Limitadores.

Observe que:

Por fim, pode passar ao cálculo da distribuição.