SWMM - Links - Orifício


Orifícios são usados para modelar estruturas de saída e desvio em sistemas de drenagem que são normalmente aberturas na parede de um poço de inspeção, instalação de armazenamento ou portão de controle. Eles são representados internamente no SWMM como um link conectando dois nós. Um orifício pode ter uma forma circular ou retangular, estar localizado na parte inferior ou ao longo do lado do nó a montante e ter uma porta de aba para evitar o refluxo.

Os orifícios podem ser usados como saídas de unidades de armazenamento em todos os tipos de roteamento de fluxo. Se não estiverem conectados a um nó de unidade de armazenamento, eles só podem ser usados em redes de drenagem que são analisadas com o roteamento de fluxo Dynamic Wave.

O fluxo através de um orifício é calculado com base na área de sua abertura, seu coeficiente de descarga e a diferença de carga através do orifício. A altura da abertura de um orifício pode ser controlada dinamicamente por meio de regras de controle definidas pelo usuário. Este recurso pode ser usado para modelar aberturas e fechamentos do dispositivo de retenção.


Para que o SWMM reconheça um orifício, o modelador do dispositivo linear, deve conter uma atividade orifício:

E preencha as propriedades do orifício:

Os orifícios do SWMM tem, alem das propriedades dos Links, as seguintes propriedades:


Para visualizar as propriedades do orifício no SOLIDOS, use a aba Propriedades ou ainda use o comando SPROPS:

Note: Você deve clicar o botão no topo da tela.

Se ele não estiver visível, significa que a rede não está habilitada para o SWMM. Habilite-a em suas propriedades: