Análise gráfica do SWMM e EPANET no SOLIDOS

Sabia que o SOLIDOS gerencia o SWMM e o EPANET?

Sim, ele consegue:

Importar arquivos INP

Já tem a rede toda calculada no SWMM/EPANET e agora precisa fazer o detalhamento técnico do projeto? O SOLIDOS faz isso. Você deve criar mapeamento de importação, definindo quais seções típicas do SOLIDOS corresponde ao nó ou link:

    Note que o EPANET/SWMM não tem um campo específico para atrelar ao nome da seção típica. Você pode usar o campo “Tag”para isso:

    O EPANET tem um campo semelhante

    Após ter configurado estes itens para o nós e para os links, a importação será feita com os comando SWMMIMPORT e EPANETIMPORT

    Exportar arquivo INP

    Normalmente o contratante exige a memória de cálculo/simulação. No SOLIDOS, você pode usar os comandos EPANETEXPORT e SWMMEXPORT

    Ao exportar, verifique a a versão do arquivo INP é a mais atual disponível nos repositórios do SWMM e EPANET. Isso significa que se você está usando a versão do LENHS, talvez veja mensagens dizendo que algo não foi reconhecido. Isso ocorre pois a versão do LENHS está super desatualizada.

    Edição das curvas/séries temporais

    Durante a entrada de dados, você deve informar as séries temporais ou curvas necessárias para a simulação. No SOLIDOS, use os comandos: SWMMTIMESERIES, SWMMCURVES e SWMMPATTERNS para o SWMM e EPANETCURVES e EPANETPATTERNS. Assim, poderá criar e editar:

    Sim, as edições dos controles de simulação e os controles LID, bem como hidrogramas, qualidade da água, etc., são todos feitos no SOLIDOS

    E as simulações?

    Visualização gráfica das simulações

    Após ter criado toda a rede, simule com os comando EPANETCALC e SWMMCALC. Normalmente é mostrada uma tela com mensagens relacionadas à simulação:

    Essas mensagens podem indicar problemas no lançamento em planta ou a simulação em si. Aí é claro que ter conhecimento de como o SWMM/EPANET funcionam é imprescindível.

    E quanto a visualização gráfica?

    Representação Gráfica da Simulação em Planta

    Após o cálculo, deve-se proceder a análise dos resultados. No EPANET e no SWMM tem a análise gráfica, que no SOLIDOS é gerenciada pelos comandos EPANETPLAY e SWMMPLAY:

    Note que no EPANET, a análise está disponível para os links e nós. Com propriedades que você escolhe na tela. A imagem será renderizada na planta, no Civil 3D

    O mesmo vale para o SWMM:

    Será produzida uma vista por simulação, então no cursos do canto inferior, você pode avançar/retroceder, tal como faz no SWMM/EPANET. A diferença que aqui no SOLIDOS, poderá exportar um DWG disso, legal né?

    Evidente que, para tudo isso funcionar, os dispositivos do SOLIDOS tem de saber que tipo de nó ou link eles modelam no EPANET/SWMM.

    Isto se faz no modelador. Note que um “link” que represente um tubo no EPANET ou SWMM, terá uma seção típica, que depende da geometria. As perdas de carga também são gerenciadas no modelador, por exemplo:

    Com a vinculação sendo feita no modelador, a sua rede sempre atualiza os dados do SWMM/EPANET do ponto de vista geométrico. E no cáculo, os dados mostrados nas propriedades dos dispositivos:

    Representação Gráfica das simulações

    As análises englobam as vistas em perfil também. Use os comandos SWMMPLOT e EPANETPLOT, defina quais dispositivos incluir e qual propriedade deve ser plotada:

    Do exposto, vemos que o SOLIDOS conseguiu algo incrível: integrar projeto executivo com a análise acadêmica feita no EPANET/SWMM e tudo isso dentro do Autodesk Civil 3D. Sem perdas de dados por “conversão de formatos”.

    Claro que não são apenas estes comandos mencionados aqui neste post. Tem muito mais. Veja a ajuda do SOLIDOS para conhecer todos. Sim, tem vídeos também. Estamos trabalhando sempre nas melhorias dos plugin!!!

    Experimente hoje mesmo o SOLIDOS!!! Versão de teste grátis com 15 dias, sem limitações e também temos licenças acadêmicas, para você que está na graduação ou pós

    Deixe um comentário

    Rolar para cima