O comando SIFCEXPORT exporta as redes do desenho atual para o formato IFC 4x3 ADD2 e IFC 4x0
Note: Dependendo da sua versão do Navisworks:
Para usar, chame SIFCEXPORT na linha de comando, menu, barra de ferramentas ou no Ribbon.
Note: Este comando ainda é experimental, então erros podem ocorrer
Agora que o IFC está na versão 4x3, muitos dos elementos das redes de drenagem, água e esgoto já estão classificados.
No Civil 3D, já era possível usar o comando nativo IFCEXPORT, para exportação, mas este é bem limitado no reconhecimento dessas classes do IFC. Mesmo o PipeNetwork era exportado como elemento PROXY.
Hoje contamos com uma noxa extensão para o Civil 3D, que atualmente (2024-08-02) roda nas versões 2022 a 2024. Saiba mais aqui
Esta extensão já reconhece uma enorme quantidade de elementos e os exporta para as classes corretas e ainda permite que façamos a escolha da classe manualmente, por exemplo, desenhamos um sólido qualquer e queremos que ele represente uma poço de visita. Para que isso seja possível, a extensão IFC 4x3 da Autodesk usa um recurso que, aparentemente, veio do Revit: usar uma PropertySet que contem uma propriedade de nome "IFC::IfcExportAs", com dados no formato TEXT, que contem o nome da classe IFC que desejamos:
Ocorre que as classes do IFC tem o tipo e o subtipo. Por isso a classe do poço de visita tem esse "IfcDistributionChamberElement.MANHOLE"
Quando vemos:
O objetivo aqui não é transcrever toda a especificação, mas sim explicar como ela pode ser aplica aos dispositivos do SOLIDOS. Sugiro ver estes vídeos para melhor entendimento:
Observe que existe uma classe na qual o dispositivo se encaixa. Então use o nome da classe, para observar seu tipo:
Perce a parte em negrito? Agora veja o que tem de aparecer no PropertySet IFC::IfcExportAs: IfcDistributionChamberElement.MANHOLE.
A mesma estrutura vale para um tubo:
Para o SOLIDOS preencher o PropertySet, crie uma propriedade no modelador, que conterá o nome da classe que você quer que o dispositivo tenha dentro do arquivo IFC:
No exemplo eu a defini como sendo somente leitura, pois o modelador só modela poço de visita, por isso usei uma Setar Propriedade e defini o valor de IfcExportAs para IfcDistributionChamberElement.MANHOLE
Para que o SOLIDOS preencha o propertyset, precisa associar a propriedade IfcExportAs do dispositivo com a propriedade IFC::IfcExportAs do PropertySet. Clique o botão no topo da tela. Crie a propriedade se necessário (veja a ajuda do comando SPSETS):
Obviamente, não são apenas essas duas propriedades que você deve vincular. Cada contratante vai exigir um PropertySet. Se ele pedir aquelas que o IFC exige, por exemplo: Pset_DistributionChamberElementTypeManhole: