SNUM


O comando SNUM renumera a rede selecionada

Para usar, chame SNUM na linha de comando, menu, barra de ferramentas ou no Ribbon. Será solicitado que clique a rede a ser renumerada:

Em seguida, será solicitado que revise as opções de numeração, que estão nas propriedades da rede:

O processo de numeração envolve a atualização de todas as labels do projeto. Mesmo com as prevenções de código adicionadas, este pode ser um tanto lento ao atualizar. Observei uma rede com 185 trechos, com labels nos tubos, caixas e nas projeções, levar cerca de 20 segundos para processar.

A numeração pode ser de vários tipos:

  1. Global
    Neste modo de numeração o programa irá numerar as estruturas começando pela mais distante do ponto de descarga, atribuído àquela o número inicial e descendo até este. A numeração irá sendo incrementada em uma unidade.
    Se a próxima estrutura a ser numerada recebe mais de um tubo entrando, a numeração pula para o ponto mais distante a montante desta estrutura e vem descendo até ela. Prosseguindo daí até o ponto de descarga ou até chegar numa outra estrutura que tem mais de um tubo à montante.
    Desta maneira, o fluxo sempre se dá de um número menor para um maior. Na planilha poderemos identificar uma mudança de ramal, quando na coluna que informa a numeração do trecho tiver um par de números cuja diferença entre eles é diferente de um.

  2. Por Trecho
    Neste modo de numeração, o programa iniciará na estrutura mais distante, atribuído a esta o numero UM, e definirá este ramo com o número inicial. Segue numerando-as até o ponto de descarga, incrementando o numero da estrutura em uma unidade para cada estrutura. Quando chegar ao ponto de descarga, a numeração das estruturas reinicia no segundo ramo mais distante do ponto de descarga, atribuindo o numero UM a este e incrementando o número do ramal em uma unidade. No exemplo, entre parênteses está o numero do ramal e fora do parênteses está o numero da estrutura.
  3. Invertido
    A numeração inicia pelo nó de descarga e segue até o elemento mais distante.
    Depois inclui este numero como prefixo dos sub trechos.

  4. Família
    É parecido com a numeração do tipo normal, mas cada tipo de estrutura terá uma numeração própria. O tipo é dado pelo PartSubtype da estrutura.



Note: Redes que estejam no desenho atual e são referências externas, não pode ser numeradas. Você deve fazê-lo no arquivo original onde a rede foi criada