O editor de macros é onde se criam as macros que geram textos para serem usados nos memoriais, seja para preencher atributos de blocos, seja para criar arquivos de texto.
Normalmente um memorial descritivo tem um padrão bem definido, bastando apenas substituir valores numéricos em seu texto. No caso de tabelas, as colunas são bem definidas e o que muda é apenas o número de linhas. Assim, o editor de macros estrutura um texto com macros que são substituídos pelos valores processados.
Por exemplo, se queremos um texto assim:
Lote 01 - Começa do vértice 10 nas coordenadas x. Xxx,xx... E y. Yyy,yy
Note que todos os lotes do loteamento terão descrições parecidas, apenas mudando o nome do lote e as coordenadas dos vértices.
Então se pensarmos que um modelo para isso seja:
Lote [Nome()] - Começa do vértice [VerticeInicial()] nas coordenadas [Coordenada()]
Ao substituir [Nome()] por "01" e [VerticeInicial()] por "10" e assim por diante, teremos o memorial desejado.
A aparência do editor de macros é a seguinte:
Note que ele é um editor de textos básico, com as opções de formatação mais usadas, como negrito, itálico, justificar. Ele também pode criar tabelas, com várias opções de edição, como mesclar, inserir linha, coluna ou mudar a cor do fundo.
Assim, cada tipo de elemento (lote, quadra, vértice) tem seu próprio conjunto de propriedades, e cada propriedade pode ser formatada com um tipo de formatação (maiúsculo, minúsculo, escrito pro extenso, ou numericamente, etc). Assim, basta escolher a propriedade que se quer, escolher como formatar esta propriedade e clicar o botão Adicionar
Funciona como o Label Style Composer do Civil 3D e ele pode editar tanto texto normal como tabelas