O editor de macros é onde se criam as macros que geram textos para serem usados nos memoriais, seja para preencher atributos de blocos, seja para criar arquivos de texto.
Cada tipo de elemento tem seu próprio conjunto de propriedades, e cada propriedade pode ser formatada com um tipo de formatação. Assim, basta escolher a propriedade que se quer, escolher como formatar esta propriedade e clicar o botão Adicionar
Funciona como o Label Style Composer do Civil 3D.
O texto pode ser formatado, usando os botões de formatação na barra de ferramentas.
É possível usar negrito, itálico, sublinhado e endentação
numérica ou lista, quase como se fosse no Word.
Todas as propriedades do tipo Lista, precisam ser complementados para criar uma macro a ser aplicada a cada item. Por exemplo, se queremos uma lista dos lotes de uma quadra, usaríamos uma macro assim:
Ao clicar sobre esta macro, o botão Editar fica disponível. Ao ser clicado, uma nova tela do Editor de Macros é aberta para editarmos a macro a ser aplicada aos itens. Claro que não é necessário decorar o que significa a parte entre parênteses (O0|R1|S1|Q1|I1) da macro acima, basta que selecione o texto no editor e será preenchido o quadro de formatação.
Funciona assim: Um Loteamento possui uma lista de Quadras, que por sua vez, possui uma lista de Lotes, que por sua vez possui uma lista de Segmentos. Para cada item, será aberta uma nova tela em cima da anterior.
Em geral, os memoriais em forma de texto podem ser desmontados em partes que se repetem, assim, faz sentido o editor trabalhar desta maneira. Observe:
LOTE 01: Urbano localizado na RUA C, e situado no Loteamento Residencial de propriedade de FULANO DE TAL, com uma área de 674,025 m² (seiscentos e setenta e quatro metros quadrados e três decímetros quadrados) e com perímetro de 117,604 m, conforme Levantamento Planimétrico executado em campo.
Inicia-se a descrição do perímetro do imóvel no marco
2 nas coordenadas N=7.987.178,912 m e E=784.320,868 m deste confrontando ao LESTE com "LOTE 11" e seguindo por um azimute de 245°13' 22,429" uma distância de 37,500 m chega-se ao marco
2 nas coordenadas N=7.987.163,197 m e E=784.286,821 m deste confrontando a OESTE com "RUA C" e seguindo por um azimute de 335°13' 22,429" uma distância de 30,000 m chega-se ao marco
3 nas coordenadas N=7.987.190,435 m e E= 784.274,248 m deste confrontando a OESTE com "RUA E" e seguindo por um azimute de 65°13' 22,429" uma distância de 3,415 m chega-se ao marco
4 nas coordenadas N=7.987.191,866 m e E=784.277,349 m deste confrontando ao NORTE com "RUA E" e seguindo por um azimute de 103°2' 51,110" uma distância de 43,151 m chega-se ao marco
5 nas coordenadas N=7.987.182,125 m e E=784.319,386 m deste confrontando ao LESTE com "LOTE 02" e seguindo por um azimute de 155°13' 22,429" uma distância de 3,538 m chega-se ao marco
1 inicial desta descrição.
Note que as sentenças se repetem e o que muda efetivamente são as coordenadas ou confrontantes. Então, para replicar este exemplo no editor, faríamos isto:
[Nome(C1)]: Urbano localizado na [Endereco(C1)], e situado no Loteamento Residencial de propriedade de FULANO DE TAL, com uma área de [Area(D3|P2|Um2|T2|M2|N0)] ([Area(Um2|N1|C0)]) e com perímetro de [Comprimento(D3|P2|Um|T2|M2|N0)], conforme Levantamento Planimétrico executado em campo.inicia-se a descrição do perímetro do imóvel no marco [Segmentos(R1|S1|Q1|I1)]
Deve parecer com isto:[VerticeInicial(S6|C1)] nas coordenadas N=[VerticeInicial(S1|Um|D3|P3|T2|M2|N0)] e E=[VerticeInicial(S0|Um|D3|P3|T2|M2|N0)] deste confrontando ao [Orientacao(C1)] com "[Confrontante(C1)]" e seguindo por um azimute de [InfoAngulo(G1|Ugrau|A1|E1|D3|P3|M2|N0)] uma distância de [Comprimento(D3|P2|Um|T2|M2|N0)] chega-se ao marco
O exemplo criado está disponível na pasta do programa em "MODELOS/Exemplo de texto.ldc"