Fazia tempo que estava devendo este vídeo.
Bem, então agora não devo mais!!!
Este vídeo irá mostrar como obter as áreas da compensação lateral, descontando-a dos cortes e aterros, para que se possa calcular a escavação de compensação lateral separadamente do corte, uma vez que este serviço não implica em carga e transporte.
Link do programa DDM, para cálculo de distribuição de terraplenagem em obras lineares: https://tbn2net.com/DDM
Link com o exemplo do vídeo: https://tbn2net.com/static/secoes.zip
Bem, na terraplenagem de rodovias, normalmente temos o corte e o aterro apenas, quando muito, o corte é dividido em primeira, segunda e terceira categorias.
O serviço de corte normalmente é orçado como “Escavação Carga e Transporte de material de primeira/segunda/terceira categoria com DMT entre XXX e YYY metros”
Isto implica cortar, carregar, transportar e então descarregar o material.
A compensação lateral acontece sempre que tem-se uma seção mista de corte e aterro:
Na imagem acima, vemos este tipo de seção mista
A área vermelha é corte e a área verde é aterro.
O material cortado nesta seção não será carregado, transportado e descarregado em outro local, mas sim “empurrado” lateralmente. Assim, não faz sentido falar em “escavação, carga e transporte”, que seria um serviço de terraplenagem mais carro, por envolver mais componentes (a carga, o transporte e descarga)
Bom, então se faz necessário separar isso. É possível fazer no Civil 3D?
Implicitamente ele faz naquele “Mass Haul Diagram”, uma vez que as ordenadas do diagrama de Bruckner são dadas pela equação:
Ordenada(i) = Ordenada(i-1) + VolCorte(i) – VolAterroHomog(i)
Onde:
VolCorte, é o volume de corte GEOMÉTRICO
VolAterroHomog, é o volume de aterro homogeneizado, isto é: Volume de aterro geométrico multiplicado pelo fator de homogeinização (não confundir com o fator de empolamento)
Mas, e os valores? Bem… Aí complica….
O vídeo mostra como obter estes valores do civil 3D, com o uso do meu plugin, o DDM
Para usar ele, baixe ele aqui: https://tbn2net.com/DDM
Baixe o exemplo, aqui: https://tbn2net.com/static/secoes.zip
No exemplo, você verá o material list:
E com ajuda do comando DDMLINK (do programa DDM), obterá as áreas:
No exemplo do arquivo do DDM (que acompanha o DWG), você verá as seguintes equações de importação:
Para importar as áreas do corte que será distribuído LONGITUDINALMENTE, isto é, irão gerar o serviço “Escavação, Carga e Transporte de Material de primeira/segunda/terceira Categoria”
IF( {SLG-1:CORTE} > {SLG-1:ATERRO} * 1.2 , {SLG-1:CORTE} – {SLG-1:ATERRO} * 1.2 , 0 )
Para importar as áreas da compensação lateral de corte, que será distribuído LATERALMENTE, isto é, que irão gerar o serviço “Escavação de material de primeira/segunda/terceira Categoria”, portanto sem a carga e sem o transporte e consequentemente com DMT = ZERO:
IF( {SLG-1:CORTE} > {SLG-1:ATERRO} * 1.2 , {SLG-1:ATERRO} * 1.2 , {SLG-1:CORTE} )
Observe, que as equações servem para separar da área de corte que aparece no material list em duas áreas: corte e compensação (explicadas acima)
Para o aterro, também devemos separar do corpo de aterro, o valor da compensação lateral, para isso usei as seguintes equações:
Para calcular as áreas de aterro:
IF( {SLG-1:ATERRO} > {SLG-1:CORTE} / 1.2 , {SLG-1:ATERRO} – {SLG-1:CORTE} / 1.2 , 0 )
Para separar os aterros que receberão a compensação lateral:
IF( {SLG-1:CORTE} / 1.2 > {SLG-1:ATERRO} , {SLG-1:ATERRO} , {SLG-1:CORTE} / 1.2 )
Este 1,2 que aparece nas equações, nada mais é que o FATOR DE HOMOGEINIZAÇÃO (não confundir com fator de empolamento!). E antes que me pergunte, hora ele divide, hora multiplica, pois devemos comparar as áreas geométricas (no vídeo eu explico melhor, asiste!!!)
Por fim, como queremos que o corte lateral seja colocado no aterro lateral, devemos criar um artifício dentro do DDM para isso.
Este artifício soará como “gambiarra”, mas em fim, heheheh, o objetivo do DDM inicialmente foi projeto de ferrovia. lá, temos uma material list um pouco maior:
Este artifício consiste em colocar valores para o CBR, Expansão e Permeabilidade tais que o material de corte só sirva para o aterro e a compensação lateral de corte só sirva para a compensação lateral de aterro. O que fará os DMTs serem necessariamente iguais a ZERO
Ainda tem um outro jeito de fazer isso, que seria usando o recurso de “Limitadores” do DDM. Mas aí você terá de ler na ajuda do plugin como fazer usando ele.
Bom, é isso. Este exemplo é pra mostrar como obter a compensação lateral. Quando sobrar um tempo, vamos fazer aquele estudo de caso que está na ajuda do programa DDM, ok?