Controles modulados são regras de controle que fornecem um grau contínuo de controle aplicado a uma Bomba ou regulador de fluxo conforme determinado pelo valor de alguma variável do controlador, como a profundidade da água em um nó ou pelo tempo. A relação funcional entre a configuração de controle e a variável do controlador pode ser especificada usando uma curva de controle , uma série temporal ou um controlador PID. Alguns exemplos de regras de controle moduladas são:
RULE MC1 IF NODE N2 DEPTH >= 0 THEN WEIR W25 SETTING = CURVE C25 RULE MC2 IF SIMULATION TIME > 0 THEN PUMP P12 SETTING = TIMESERIES TS101 RULE MC3 IF LINK L33 FLOW <> 1.6 THEN ORIFICE O12 SETTING = PID 0.1 0.0 0.0
Observe como uma forma modificada da cláusula de ação é usada para especificar o nome da curva de controle, série temporal ou conjunto de parâmetros PID que define o grau de controle. Um conjunto de parâmetros PID contém três valores:
Além disso, por convenção, a variável do controlador usada em uma Curva de Controle ou Controlador PID sempre será o objeto e o atributo nomeados na última cláusula de condição da regra. Como exemplo, na regra MC1 acima, a Curva C25 definiria como o ajuste fracionário no Açude W25 variava com a profundidade da água no Nó N2. Na regra MC3, o controlador PID ajusta a altura de abertura do Orifício O12 para manter uma vazão de 1,6 no Link L33.
Veja também: Regras Controles do SWMM