Regra de Dispositivo


Uma regra, é uma coleção de verificações que podem ser feitas no dispositivo. Estas verificações podem sinalizar o dispositivo nas seguintes situações:

Pode-se fazer verificações quanto ao dimensionamento hidráulico:

Pode-se verificar as condições geométricas do tubo:

As regras também permitem verificar se foram setados:

Posto isto, convém verificar quais propriedades devem ser validadas. Para criar uma nova regra, acesse o nó Regras e clique com o botão direito do mouse, em seguida, clique Criar:

Também pode usar o comando SRULES para criar a regra.

Como dito no início, uma regra é uma coleção de verificações. Então ao criar uma verificação, dê um nome adequado:

Na expressão acima, a expressão nominada como "Diâmetro" verifica se o tubo em questão tem o diâmetro correto. Isso iria mostrar um aviso na planilha de dimensionamento, caso arbitrássemos esta regra a um tubo, cujo diâmetro não é 800 mm:

Na planilha de dimensionamento, caso o campo de verificação de regras () estiver habilitado, você verá a(s) expressão(ões) que sinalizam algum problema:

Ainda na planilha, nos cabeçalhos de linhas, você verá ao lado do ícone do dispositivo, a indicação de maior prioridade que aparece no tubo

Para construir uma expressão, após ter nomeado a mesma no quadro superior, no quadro inferior, construa a expressão a ser avaliada, preenchendo as colunas:

Perceba que uma expressão pode ter mais de uma linha no construtor de expressões. Por exemplo:

A medida que você vai adicionando elementos ao construtor de expressão, ele mostra uma mensagem no rodapé do construtor, que é o resultado da expressão que você está editando. Assim, se ocorrer um erro, ele será informado:

Note, se a expressão não poder ser avaliada e gerar um erro, na planilha será informado esse erro. Uma expressão só é válida se ela avaliar como:

Qualquer outro resultado é considerado como erro na sintaxe da expressão.