Equações de Chuva


Uma equação de chuva possibilita que se calcule a precipitação em função do tempo de recorrência e do tempo de concentração.

Esta equação de chuva estrará configurada no campo Padrões / Drenagem / Equação de Chuva. Note que você pode informar diretamente a equação, e também pode procurar uma no cadastro de equações do site TBN2NET, clicando o botão nas propriedades dos Padrões:



Clique e arraste a bolinha amarela para a região em que se encontra o projeto ou informe a latitude e longitude, informe também o raio de busca em quilômetros e clique o botão Pesquisar.
O mapa irá mostrar diversos pinos. Aproxime o mapa e clique o mais próximo:


Você será direcionado ao endereço que contem os dados da equação. Basta clicar o botão OK:


Caso queira procurar outra equação, na tela acima clique o botão Procurar
Caso você esteja logado no site TBN2NET, poderá até mesmo adicionar uma equação para que outros usuários possam utilizar
Observações quanto a equação:
Ela precisa estar em função de Tr (tempo de recorrência) em anos e tc (tempo de concentração em minutos) e a resposta deve ser mm/h (milímetros por hora).
Se tomarmos como exemplo a equação de chuva para Curitiba:

I = 5950 * Tr ^ 0.217 / (tc + 26) ^ 1.15

A precipitação será em mm/h, os coeficientes A, B, C e D seriam A=5950, B=0.217, C=26 e D=1.15
Então se você desejar compartilhar uma equação, tome o cuidado de escrever corretamente. Caso sua equação de chuva tenha logaritmo, use LOG(n) para logaritmo natural (neperiano) e LOG10(n) para logaritmo de base 10