Paara modelar uma rua, claro, precisa da seção tipo
Er… me ocorreu que você talvez não tenha entendido bulhufas do tutorial anterior…. lamento… não se preocupe fará sentido agora
Uma estrada, rua, ou “corridor” se preferir, nada mais é que um “extrude” da seção tipo caminhando pelo alinhamento em sei greide… nada mais que isso
Claro, com algumas peculiaridades, por exemplo, o pavimento poderá sofrer variação da largura (com um taper por exemplo), ou da superelevação, alias, superelevação é um tema que não abordei no tutorial de alinhamentos… voltaremos a falar disso mais pra frente…
Mas pra que nos servirá modelar o dito corridor? Bem… ele serve “pra inglês ver”, para você tirar quantitativos de volume de CBUQ, terraplenagem, base, subbase, etc…
Serve até para você corrigir greides!!!
Bom, vamos lá, use o comando CREATECORRIDOR:
Este comando inicia pedindo uma “baseline” na linha de comando… baseline é o alinhamento da rua, selecione-o… no exemplo, eu vou fazer do alinhamento A0.
Ah, se você clicar o botão direito do mouse ( ou clicar ENTER) sem selecionar o alinhamento, aparece este quadro:
Selecione o alinhamento e clique OK.
A próxima coisa que ele vai pedir é o perfil a ser usado, aqui entra o Greide!!
Se fizer o mesmo (clicar ENTER sem selecionar nada):
E agora, a seção tipo (mesmo esquema):
Feito isso, aparecerá a tela de criação do corridor:
Nela dê um nome ao Corridor. Que seja um nome inteligente, por exemplo, o mesmo nome da rua!!
Agora analise o resto da tela… Na primeira coluna, temos o nome da Baseline, normalmente incremental (1,2,3…) e na proxima coluna, em quê alinhamento ela está, veja que aparece o A0, que selecionamos no início.
Na coluna “Profile”, aparece o nome do Greide deste alinhamento e na coluna “Assembly” tem no nome da seção tipo.
Bem trivial não?
As duas próximas colunas nos dizem a estaca inicial e final do corridor. Imagine um alinhamento que tenha 100 metros, mas queremos modelar uma estrada de apenas 50, é só definir as estacas que queremos!! Para isso, clique aquele pequeno ícone que está na célula da estaca; A tela de edição do corridor irá se esconder e você poderá ver em planta a estaca.
Aqui cabe uma observação:
Apesar do estaqueamento do alinhamento ser de 20 em 20 metros, os valores que aparecem nestas 2 colunas são referentes as estacas de 100 em 100 metros… e não adianta, se você escrever 3+15m lá, não será 3*20+15 que o civil 3d entenderá!! Será 315 (3*100+15)
Só irão aparecer estacas de 20 em 20 nestas colunas DEPOIS que você modelar o corridor, sair desta tela e entrar novamente… aguarde e confie…
Talvez o maior problema esteja nas colunas “Frequency” e “Target”. Na primeira, você deve informar de quanto em quanto o civil 3d irá desenhar a seção tipo. Não escolha valores pequenos até ter certeza do que esta fazendo…
Valores pequenos? Denovo: quequeíssomermão??? hehehe, imagine uma rua de 100 metros… você so quer ter certeza que a estaca inicial e final estão marcadas corretamente e que configurou os “Targets” corretamente (já vou falar dele) não tem necessidade de modelar a cada 1 metro… daria 101 seções… se escolhesse 25m, dariam apenas 5, o que seria bem mais rápido… e acredite, isso pode demorar!!!
Para acertar este valor, clique os três pontinhos da célula:
A tela que se abre é autoexplicativa:
A não ser pelo segundo quadro, nele você define “estacas especiais” que dever ser modeladas além daquelas que forem abrangidas pelo método normal… não esquente com elas ainda.
Agora, clique os tres pontinhos da coluna “Target”, aparecerá esta tela:
Aqui definimos onde o “Daylight” (a linha do talude) irá se projetar, veja que em “Surfaces” escolhi a superfície do terreno:
Veja que a “subassembly” do “daylight” tem duas linhas, uma para corte outra para aterro. Somente uma delas irá atingir o terreno, correto? é isso que acontece…
Agora, imagine que quiséssemos fazer uma superlagura, ou um TAPER, deveriámos para isso, criar um alinhamento que nos dissesse aonde esta a borda do pavimento, já que a largura deste irá variar e, assim, colocaríamos o “Target” do “LaneOutSideSuper” (pavimento) que precisamos (que é a borda do pavimento) neste alinhamento.
Ainda, imagine que a rua tem uma superelevação incomum (diferente daquelas fornecidas pelo alinhamento), ou uma rampa. A borda do pavimento deveria seguir com a cota diferenciada deste alinhamento da superlargura… Logicamente deveríamos colocar lá o greide do alinhamento da borda!!
Não se preocupe, Interseção de corridor usa TODOS os “targets” visíveis nesta tela, quando desenharmos uma interseção, ficará claro. Por enquanto, preocupe-se apenas com o “Target” da do “Daylight”, na seção “Surface” desta tela.
Bom, clique os OK que precisar, vai modelar, em seguida coloque para visualizar em 3d:
Vemos a nossa seção tipo desenhada em 3d e as diversas seções conectadas umas as outras por linhas que chamamos “FEATURE LINES”. Elas tem utilidades que veremos mais adiante…
Agora, que tal sabermos quanto de corte e aterro precisamos para modelar esta rua?
Primeira coisa é fazer aparecer a tela de edição de corridor:
Clique aquele botão marcado na figura. Isso irá adicionar uma superficie na lista, agora, na caixa “Add Data” deixe “Links” selecionado, e em “Specify Code”, escolha “Datum” e clique o botão “+”, vai ficar assim:
Veja que defini um nome e um estilo para a superfície que estou criando…
Clique os OK que precisar…
Vai aparecer isso:
Veja que liguei a triangulação do terreno e da superfície que acabei de fazer (editando o estilo de ambas)
Não Muito útil ainda, pois a triangulação da superfície da rua está errada!! Por que esta errada? Porque existem triângulos modelados fora da área de abrangência da curva…
Vamos arrumar ela, volte nas propriedades do corridor, e vá para aba “Boundaries” e faça isso:
pronto, clique os OK e ficará assim:
É bom salientar que este não é o único meio de adicionar “boundary” a esta superfície para arrumar sua triangulação, e nas interseções de corridors você saberá porque…
Bom, agora no menu Surfaces, Utilities, Volumes, crie uma nova entrada na tela que se abre e defina das superfícies assim:
Bem… temos o volume…está bom? não sei… tem que analizar… provavelmente poderíamos editar o greide e obter volumes de corte mais próximos dos volumes de aterro…
Mas aí é engenharia…. e engenharia é com você !!! hehehehe
Temos o corridor, ou estrada, temos os taludes, mas…. cadê a convenção de talude (o “pente”)?
Volte nas propriedades do corridor (seguindo o método acima) e vá na aba “Slope Paterns”, clique o botão “Add Slope Patern>>”. O civil 3d irá te pedir para selecionar a “First Feature Line” (lembra que mencionei ela acima?)
escolha a linha mais externa:
Talvez aparece uma telinha assim:
Isso acontece quando mais de uma feature line foi desenhada na mesma posição…
O Subassembly Daylight sempre desenhas as feature lines “DayLight”, “Hinge”, “DayLight Cut”, “DayLight Fill”, “Hinge Cut” e “Hinge Fill”. Escolha sempre e “DayLight” e “Hinge” para desenhar a convenção.
Selecionada a primeira feature line, ele irá pedir para selecionar a segunda:
De novo pode aparecer:
Escolha “Hinge”
Assim, sua convenção irá ser desenhada por estes pontos:
E em planta ficará assim:
Bom, por em quanto é isso…
Baixe aqui este corridor
como faço quando a opção Daylight nao aparecer
Ola. alguem poderia me tirar uma duvida se possível, por gentileza?
Criei uma superficia, platôs e um corredor (alinhamento com secao transv. de rua). Consegui juntar (em uma superficie final) o terreno natural e os platos. Porem nao estou conseguindo adicionar esse corredor à minha superfície TERRENO FINAL.
Como poderia resolver isso?
Agradeço desde então.
Paulo.
Oi não consegui gerar a nota de serviço
NEYTON, MEU NOME É Sergio rego e voçe me foi indicado pelo Edinaldo
instalei o civil3d 2013 com o c3d_content_brazil_vi, a instalação foi perfeita, mas qundo utilizo a opção pressure network creation tools, a opção select a size and material fica em branco sem permitir que eu escolha a tubulação que necessito
para traçar uma rede de água. não sei se é um bug do programa, mas preciso resolver.
se conseguir resolver este problema me mande um email para sergio-rego@ig.com.br
neyton ve se vc pode me ajudar,
trabalho com projeto de ferrovia e nesta, existem semi-plataformas diferentes tais como: corte 3,85+dispositivo de drenagem e aterro 4,45 sem o dispositivo de drenagem , como eu faço pra calcular quando a seção é mista , ou seja, corte e aterro na mesma seção?
Neyton, vê se vc pode me ajudar,
trabalho com projeto de ferrovia, e é exigido semi-plataformas diferentes nos cortes e aterros ex: corte 3,85 + dispositivo de drenagem e aterro 4,45 sem dispositivo de drenagem, como faço pra criar este assembly e nos casos de seções mistas o civil calcula certo????
ou nao tem declividade na subassembly, ou o target de perfil está trocado ou ele nao existe
Desculpa se te amolo de x em qdo (mais frequentemente essa semana…) mas uma pergunta, fiz um corredor de um taper-mesa-acesso, fiz como conversamos o alinhamento no bordo do acostamento e um alinhamento ALVO no bordo variável, deu td certo, porém… a subassembly ficou plana, ou seja na cota do alinhamento central, e não aplicou a declividade do pavimento até o alinhamento alvo, nossa q confuso, espero q dê para entender rs…
tem algum macete pra isso?
Bom dia Neyton,
Eu trabalho na área de dutos terrestres, estou utilizando o topograph para fazer a terraplenagem em uma faixa que varia de 30 a 60m.
Gostaria de utilizar o civil 3d.
O problema é o seguinte: qnd gero as sections views, as seções projetadas em algumas seções ficam meio "malucas", não segue as regras q definimos nas propriedades, geralmente esse erro ocorre quando os cortes tem alturas em torno de 15 a 20m. Ao invés dele criar as bermas como definido, ele cria uma linha em forma de parabola no lugar da berma, e as vezes a seção projetada não interseciona o terreno natural e pra finalizar os volumes de corte tem valores errados. Ja aconteceu isso com vc?
Alguma solução?
Obrigado.
como faço para variar a largura do corredor no corte fica com 12M e no aterro fica com 15M tem uma ideia
grato
Bom dia Neyton,
Gostaria de saber como faço para o civil 2010 aceitar minha declividade positiva ao criar uma seção tipo.
Att, Stella
o programa tá gerando as seções ao contrário. O que faço? A inclinação era para ser ascendente mas ao gerar as seções ele as transforma em descendentes nos trechos lineares.
sim, é assim mesmo… infelizmente
é normal eu só conseguir visualizar o meu corridor nas seções que tem como base o alinhamento q esse foi criado?
nao, voce pode definir a superelevação nas propriedades do alinhamento
alias, primeiro tente pelas propriedades do alinhamento DEPOIS tente usar o alinahemnto auxiliar
newton,
o único jeito de você variar a superelevação é colocando o "target" da pista em um alinhamento auxiliar?
voce so pode definir inclinações diferentes para os taludes… para a banqueta, somente uma inclinação pode ser usada…
procure aprender mais sobre a assembly "ConditionalCutOrFill"
com ela você conseguirá produzir este efeito usando links simples
nEYTON, AO, UTILIZAR O DAYLIGHTBENCH, TENHO COMO ESCOLHER DECLIVIDADES DIFERENTES PARA AS BERMAS DE ATERRO E CORTE? TENHO O CIVIL 2010
se nao me engano, voce pode definir na aba das splope patern as estacas iniciais e finais de cada intervalo…. se esses parametros
Neyton, quando faco o "slope patern" em um talude com bermas tenho complicacoes, pq se clico no hinge e no dayligh, as linhas do "slope patern" passam pelas bermas, e se clico no hinge e em cada berma ela nao aparece quando tenho uma parte do corridor sem bermas. Tem alguma ideia d como resolvo isso? abracao.
Neyton, Meu nome é osvaldo e vou perguntar se não fazer parte do contexto favor desconsiderar, ai vai:
Uso o civil 3D com finalidade para o max na modelagem de terreno, mas me deparei com alguns problemas tais como, se eu gero uma rua por exemplo e quando importo no Max o mesmo vai so com a superficie do
terreno e os meio fio pista com diversas linhas e outros que surgiu mas que não vou citar pois é quase parecido tem como resolver isto? para que o meio fio e as ruas já importe completo, sem ter que sofrer muita edição no Max.
Agora foi. Tinha tentado algumas opções e não tinha conseguido. Essa eu não testei (culpa da lei de Murph, rs). Estou com um problema na seção transversal e depois eu postarei uma dúvida. De qualquer forma, muito obrigado
att,
Leonardo Moura
use um dayligth bench, vc acha ele no mesmo pallette que o dayligth normal
Leonardo Moura
td bem Neyton, como eu faço para criar bermas no civil? Eu fiz um projeto simples onde o terreno plano tinha cota 7 e minha estrada estava na cota 15. Queria criar taludes com 4 metros de altura e colocar uma berma de 3 metros
olá neyton
pelo oq percebi vc entende bastante do civil 3d vc por acaso teria esta sua apostila completa para repassar??
qualquer coisa eduardo@azimute.eng.br
chegou aver os reports do toolbox?
os tutoriais chegarão lá logo… aguarde
Ola, interessante seu tutorial. Agora tem geito de gerar a nota de serviço desse estaquiamento igual o topograf?