Altitudes no Google Earth

Então, uns testes que estou fazendo aqui, se bem que até agora, obtive umas elevações bem “variadas” por assim dizer… O caso é o seguinte: a rotina a seguir deveria servir para isso: dadas as coordenadas geográficas de um ponto, ela abre o google earth e “pergunta” a ele qual a elevação do ponto na coordenada informada.. bom, deveria ser assim, mas até agora não encontrei uma confiável de de certificar-me que a imagem “estabilizou” na tela, para aí sim, “perguntar” a cota… se ela não estabiliza, o terreno não informa a cota corretamente, e o google earth não está sendo “modal” nos métodos que usei nele.. aos que pensarem que isso se deve a estar programado em lisp, digo que não tem nada a ver… faz o teste, rode a rotina para as coordenadas Lat: -21 e Lon:-48 por exemplo… põe o globo em movimento e rode a rotina pelo console… ela deverá informar cotas estranhas… e se deixar a imagem estabilizar nesta coordenada, ele passa a informar sempre o mesmo valor.. em fim… se estabilizar funciona!!!
imagine as utilidades!! para um anteprojeto de estradas por exemplo, já é um começo se você não tem topografia alguma, hehehe, eu mesmo estou usando este esquema até a topografia ser concluída, aliás, até o geométrico preliminar foi feito no google earth e exportado para o cad com o expge. Se alguém quiser contribuir no desenvolvimento, ou tiver alguma dica, manda aí!!!

mais…

;inicializa o google earth:
(defun getools:init ()
(
if (setq ge:app (vlax-get-or-create-object “GoogleEarth.ApplicationGE”)
kh:app (vlax-get-or-create-object “Keyhole.khInterface”))
(
progn
(while (/= 1 (vlax-invoke-method ge:app “isinitialized”)))
(
while (/= 1 (vlax-invoke-method ge:app “isonline”)))

t)
))

;calcula a elevação de um ponto na superficie do globo:
(defun getools:elevation-from-pt (lon lat / PointOnTerrain)
(
if (not kh:app) (getools:init))
(
vlax-invoke-method kh:app “setViewParams” lat lon 1000 0 0 5 5)
(
setq PointOnTerrain nil)
(
setvar “cmdecho” 0)
(
while (/= PointOnTerrain
(setq PointOnTerrain
(caddr
(vlax-safearray->list
(vlax-invoke-method
kh:app
“GetPointOnTerrainFromScreenCoords”
0 0)))))
(
command “delay” 500))
(
setvar “cmdecho” 1)
PointOnTerrain)

;libera a memória:
(defun getools:restore ()
(
if (equal vla-object (type ge:app)) (vlax-release-object ge:app))
(
if (equal vla-object (type kh:app)) (vlax-release-object kh:app))
(
setq ge:app nil kh:app nil))

Para usar é simples:
(getools:init)
(getools:elevation-from-pt lon lat)
(getools:restore)
onde lat e lon são as coordenadas geográficas do ponto, por exemplo
Lon = -48.5 ( 48º30′ Oeste )
Lat = -21 ( 21º00′ Sul )

Publicidade: interneyshop

21 comentários em “Altitudes no Google Earth”

  1. Cara! Tô com o mesmo problema que o seu!
    Alguém por acaso já te respondeu?
    Tô suando a camisa pra tentar descobrir essa função de desenvolvida mas, até agora não consegui.
    Acho que o Civil 3D 2011 não faz isso pois, era só para dar o comprimento da linha de perfil que considera planimetria e altimetria (desenvolvida) enquanto o estaqueamento (progressiva) só considera planimetria.
    Se alguém souber como fazer, por favor me dê uma luz!
    Agradeço desde já!!!!
    Abraço.

    Pedro

  2. Digam isso para meu chefe, mas nem ele tem culpa, o problema é que os clientes querem extrair granito, e para o relatório final de pesquisa não querem gastar dinheiro fazendo um levantamento topográfico para tal, ai a gente tem que ficar fazendo esses dribles.

  3. Vocês estão loucos!? ou é apenas para um exercício intelectual?

    Qual é a validade de curvas de nível retiradas do google earth?

    Há alguma verdade de campo que possa garantir a acuracidade deste levantamento.

    Na minha opinião, para fins exploratórios e espedito, está OK. Mas não se pode realizar laudos, trabalhos técnicos baseados nisso!.
    Lembrem da qualidade da base de dados …

    Juízo, garotos!
    Não confundam métodos adicionais e complementares com métodos fundamentais ou essenciais.

  4. Bom Dia Neyton.

    Sou funcionário de uma empressa de Prestação de serviços na área de mineração. No momento o DNPM está exigindo o levantamento topográfico das areas registradas, porem alguns clientes não querem desembolsar o dinheiro para contratar topografo para que seja feito o levantamento topográfico. No momento estou usando um meio através do Google Earth, onde crio uma malha o GTM, através de trilhas, fragmento elas e envio para o Google Earth, depois de pegar cada altitude, faço uma malha igual no Cad 2005 e coloco coloco, depois vou ligando com spline, claro que dependendo do detalhamento da malha tenho que preencher os espaços sem as altitudes, isso porque tenho que colocar as curvas de nível de 1 em 1 metro. Você teria um método melhor para que eu possa usar o Google Earth para criar curvas de nível de 1 em 1 metro no Cad2005? Ficaria imensamente agradecido.

  5. OPaa … iae kra !!!! Acho q posso te ajudar .. com relação aos pontos de altimetria q vc precisa… ou precisava !!! jah faz mto tempo !!! eu trabalho num escritório de agrimensura … acho q agente pode ver alguma coisa junto !!!

    mto bom … seu programa de exportar para o google… eu fiz um q faz a msm coisa !!! ahahahh !!! na verdade jah tinha feito uns Lisps de conversão de coordenadas … daí fico mais fácil !!

    se possível entre em contato … MSN >> daniel182_@msn.com … abraço !!

  6. ok! Progressiva seria quanto eu andei horizontalmente, e desenvolvida o quanto andei verticalmente em um perfil, ou seja em um perfil de 20 em 20 metros, em cada estaca andei 20 metros certo(progressiva), e nos mesmos 20 em 20 metros se eu quebrar minha polilinha (perfil) nas estacas terei la 20,015 metros.
    deu pra entender…:Ah! já valeu pela atenção dispensada, obrigado!

  7. Cara muito legal todos os seus programas, queria entrar em contato com vc já faz um tempo mas só agora me cadastrei. Olha só em um perfil com estaqueamento de 20 metros tem como eu ter a desenvolvida e a progressiva clicando na linha do perfil?

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima