Bem, não foi por falta de postagem, hehehe já adicionei várias aqui no blog.
O SOLIDOS é um plugin para o Autodesk Civil 3D, que roda nas versões 2016 a 2023 (a mais atual no momento desta postagem) e tem a finalidade de modelar dispositivos de obra de arte corrente, tais como poço de visita, caixa de ligação, boca de bueiro…
Inclusive, já postei algumas aqui no blog:
O SOLIDOS faz também o dimensionamento das redes de drenagem, água e esgoto, usando o método racional, racional modificado, contribuição e demanda em marcha , além de implementar os motores de simulação do EPANET e do SWMM
Em agosto, assinamos o termo de cooperação com o SEIL / DER. O objetivo do Termo de Cooperação Técnica é estabelecer a mútua cooperação entre os partícipes para promover ações conjuntas de fomento e capacitação técnica para a implantação do Building Information Modelling – BIM no âmbito da Estratégia BIM PR e Estados integrantes da Câmara Temática da Estratégia BIM COSUD.
E hoje quero mostrar que o SOLIDOS não é “só isso”!!!, Veja:
Neste exemplo, modelei uma cerca de alambrado. Isso mesmo, uma cerca de alambrado!!! Clica a imagem e repara só no detalhe do arame. Não é uma hachura mequetrefe, hehehe
Bem, primeiro defina “pesado”. Uma superfície “normal” do Civil 3D dificilmente pode ser considerada “leve”. Posto isso, vamos analisar o grau de detalhamento exigido pelo seu projeto. Então não tem porque usar esse modelo se o projeto será puramente “2D”. Agora, se tem de mostrar isso no NAVIS, InfraWorks… Aí, pesado ainda seria a superfície.
O SOLIDOS gera blocos nativos do AutoCAD, que contem o 3DSolid que representa cada componente do dispositivo (neste caso: poste, alambrado, amarração e baldrame)
Obviamente, quanto mais cercas, maior o arquivo.
Agora, se está pensando do ponto de vista da usabilidade no projeto, bem, aí dá pra dizer que neste caso pesou um pouco, pois, para modelar o alambrado em si, eu queria mesmo é ver se o desenho seria possível, por isso, modelei o alambrado pelo modelador (veja a imagem acima) da maneira mais “simples” possível. Assim o nível de detalhe subiu bastante, veja:
Ao arrastar um dos pilares, 2 “panos” da cerca precisam ser redesenhados. neste caso, o regen de 2 panos e 3 pilares foi de 4 segundos. Lembrando que fiz um algoritmo ruim. Já usei o “PiorNetwork” e tive resultados semelhantes.
Essa questão de algoritimo ainda estou trabalhando. Esta é o primeiro esboço do modelo e já dá pra especificar: espessura do arame, espaçamento das voltas (tamanho do quadrado), altura da cerca, base e largura do baldrame. Em fim, tudo!!!
Na próxima revisão, vou disponibilizar este modelo, ok?