SWMM - Métodos Computacionais - Armazenamento e Pressurização


Normalmente, no roteamento de fluxo, quando o fluxo em uma junção excede a capacidade do sistema de transportá-lo mais a jusante, o volume em excesso transborda o sistema e é perdido. Existe uma opção em (Swmm / Opções Gerais / Permitir Alagamento) para que, em vez disso, o excesso de volume seja armazenado no topo da junção, de uma forma acumulada, e seja reintroduzido no sistema conforme a capacidade permitir. No roteamento do fluxo da Onda Cinemática, a água acumulada é armazenada simplesmente como um volume em excesso. Para o roteamento de Ondas Dinâmicas, que é influenciado pelas profundidades de água mantidas nos nós, o volume em excesso é considerado como um lago sobre o nó com uma área de superfície constante. Esta quantidade de área de superfície é um parâmetro de entrada fornecido para a junção.

Alternativamente, o usuário pode desejar representar o sistema de estouro de superfície explicitamente. Em sistemas de canal aberto, isso pode incluir transbordamentos de estradas em pontes ou cruzamentos de bueiros, bem como áreas adicionais de armazenamento de várzea. Em sistemas de conduítes fechados, os transbordamentos de superfície podem ser transportados por ruas, becos ou outras rotas de superfície para a próxima entrada de água pluvial ou canal aberto disponível. Os transbordamentos também podem ser retidos em depressões superficiais, como estacionamentos, quintais ou outras áreas.

Em sistemas de esgoto com tubos pressurizados e redes de força, o cabeçote hidráulico nos nós de junção pode, às vezes, exceder a elevação do solo sob o roteamento de Ondas Dinâmicas. Isso normalmente resultaria em um transbordamento que, conforme descrito acima, pode ser perdido ou acumulado. O SWMM permite que o usuário especifique uma profundidade de "sobretaxa" adicional nos nós de junção que os permite pressurizar e impede qualquer fluxo de saída até que essa profundidade adicional seja excedida. Se ambos, lagoa e pressurização forem especificadas para um nó, a lagoa tem precedência e a profundidade da sobrecarga é ignorada. Nem a acumulação nem a pressurização se aplicam aos nós de armazenamento.