Hoje eu vi um comentário numa postagem minha.
A minha posição é:
Tem?
Bom, vamos lá
Bom, vamos lá
Manter atualizações numa mesma versão tem custo.
criar ferramentas novas no mesmo produto também.
Acredito que algunas “novas” ferramentas não passam de atualizações das existentes, portanto vender como uma nova ferramente é exploração (seria este o nome?)
A contradição some quando separamos os conceitos de ATUALIZAÇÃO e NOVO, não acha?
Eu tenho este pensamento e sim, meus aplicativos baseados nos produtos da Autodesk tem custo para atualização da LICENÇA para NOVAS VERSÕES, explico:
Portar um programa escrito para uma versão do cad para outra nem sempre é facil e coisas que antes funcionavam, simplesmente páram e você tem que reescrever partes do código.
Exemplo: o EXPGE. Ele é basicamente o mesmo programa a uns 5 anos já. Houveram várias atualizações, você pode ver todas elas no arquivo expge.txt que está no pacote algumas atualizações eu nem marquei lá, então, teria muito mais…. Agora, são atualizações e correções de bugs. Se você adquiriu a licença dele em 2006, ela ainda funciona no AutoCAD 2012, assim como no 2000!!!
Não cobrei nada de nenhum dos assinantes do programa por qualquer uma das atualizações por não considerar nada como “novo” e sim como “atualização”
Mas, então quem paga essa atualização? As novas licenças, claro. Felizmente é um programa com excelente saída!!!
Outros exemplos: TBN2NET e C3DRENESG. Tem versões especificas para cada versão do Civil 3D, desde o 2008 ao 2012. Coisas que funcionam no 2008 de uma forma, precisa ser refeito de outra no 2009 e refeito no 2010 e assim por diante…. Exemplo: no NOTASERV, Como obter a área da seção transversal do material de corte numa sampleline? NO 2011/2012 é simples, tem uma função pra isso na API de programação, mas no 2008, 2009, 2010, não tem e eu preciso escrever um código que beira a gambiarra para obter isso…. Outro exemplo, no C3DRENESG, como substituir um tubo? no 2009 em diante, tem uma função pra isso, mas no 2008 não, eu tenho de apagar o tubo, criar outro novo e refazer todas as conexões…
Então nestes casos, não considero ATUALIZAÇÃO, mas sim NOVO. Isso sem contar as NOVAS funções incluidas e não cobradas dentro da MESMA versão. Se você ler o log de atualizações de ambos, verá a palavra NOVO várias vezes.
Neste caso, quam paga essas atualizações?
Novas licenças e indiretamente os assinantes que atualizam a VERSÃO do Civil 3D. A Autodesk faz isso por meio do Subscription. O meu modelo de negócio é parecido, pois eu cobro uma fração da licença pela atualização.
É um modelo falho? Sim, é, mas e se fosse como o modelo da Microsoft? Cada versão nova do Office é uma licença que você compra certo (me corrija se estiver errado)? Eu uso o 2003 ainda é a melhor versão do Office a meu ver… A M$ ainda dá suporte a ela, ainda atualiza ela gratuitamente, mas se eu quiser o 2010, terei de pagar…
Ah, claro, o preço… Muitos me perguntam o preço dos meus programas e ao ouvirem, dizem: nooooooooooooooooooooosa que caro!!!!
Tá, defina caro.
Para muitos daquels que disseram isso eu ofereci trabalho e perguntei o preço…. Projetinho de drenagm, 2000 metros de rede. 5 mil? quanto tempo leva pra fazer com o C3DRENESG? 2 dias? SEM ELE? UMA SEMANA? é o dobro do preço do C3DRENESG….
Notas de serviço? modelo DER/DNIT? modelo prefeitura de QualQuerLugarlLopolis? no Acre, Faz? Faz… Este é o serviço do estagiário, uma semana pra fazer na mão usando os reports, pois é um tal de copy/paste em diversos reports diferentes e traduções de inglêspara português…. Com o Notaserv? meia duzia de cliques e pronto. Traduza o tempo economizado do estagiário, que ganha ai seus 10 pilas a hora… você vai achar barato….
Expge? use o trakmaker, nao use o expge…. antes ache alguem que saiba fazer isso direito, depois configure os layers como você quer…. e claro, converta com ele também os KMLs do google earth para o autocad, novamente compute o TEMPO gasto para fazer em outras soluções com o tempo gasto pra fazer com o expge…. É caro?
É… você concorda comigo? legal!! Não? Otimo!!! Quero suas idéias!!!! Comente!!
Oi Neyton, excelente post! Algumas coisas precisam ser ditas mesmo. Por mais que os softwares, como o Civil 3D, ou o Paint, que já vem com o Windows, por exemplo, melhorem a cada ano que passa e cada vez fiquem mais completos, dificilmente estes softwares atenderão a 100% do que é necessário em um projeto de engenharia ou um design qualquer.
No seu caso, o que você vende são facilidades que justificam a compra das licenças dos seus softwares, como o NotaServ, por exemplo.
Hoje é possível criar uma Nota de Serviço em um formato qualquer no Civil 3D, mas para isso você tem que extrair vários relatórios diferentes e cruzá-los no Access ou Excel, por exemplo. Eu tenho certeza que o Civil 3D terá cada vez mais modelos de relatórios, para englobar o máximo de possibilidades possíveis, mas dificilmente chegará a ter algo tão aderente aos diversos DERs do Brasil como o NotaServ.
O C3D DRN ESG é um programa que conecta vários cálculos hidráulicos aos tubos do Civil 3D. O projeto pode ser feito com o C3D e o Excel, por exemplo, mas vai ser muito mais trabalhoso, o que justifica a compra do C3D DRN ESG para quem faz muitos projetos de redes de esgotos.
A Autodesk hoje tem milhares de parceiros e desenvolvedores que vendem facilidades específicas adaptadas a vários nichos do mercado e são fundamentais para a competitividade das empresas.
Parabéns pelo post! Abraços!
Daniel Queiroz
Er…. nada é completo e absoluto… vai depender da necessidade do cliente… o civil tem funções que cobrem boa parte da necessidade dos usuários mas não 100%…. O windows por exemplo, tem o wordpad mas esse não faz algumas coisas e o cara compra o office …. tem o paint , mas precisa do photoshop…. Achar que ele vai resolver tudo, que é só apertar um botão é mais que ingenuidade , é burrice…. Estendo o e exemplo ao notaserv , imagine a autodesk ter a pretensão de satisfazer o ego de todos os DERs do mundo…. ela não o faz… Aí entro eu e vendo uma solução… o trabalho de convencer o seu chefe é seu…. e convenhamos, diluído o preço da licença do civil em um único projeto, reclamar que é caro…. bem…. lamento, mas está empresa precisa rever o seu ramo de atividade …. aliás, porque as pessoas insistem em avaliar o preço do software em comparacao com o salário delas? sim porque é o que parece…. o cara ganha 10 contos por mês e chora pela licença que custa 13…. A regra é : se custa mais que o que ele gasta na balada então é caro…. não estou dizendo que seja o seu caso, mas….
Não descordo de nada que escreveu, acho que você tem todo o direito de preservar e valorizar as suas criações.
Agora o grande entrave que vejo é o fato de justificar a comprar de seus programas para os donos/compradores das empresas , principalmente as maiores, veja só a empresa A investe uma pequena fortuna na compra de 5 licenças do civil3D que é oferecido como a solução definitiva em projetos, ai o projetista chega e solicita a compra de digamos alguns complementos para um software que foi comprado como "ultima solução" "mais completo" "tudo integrado".
No mínimo vai soar estranho para os que não entendem do assunto.
Abraço.
hehehe, pois é….
aguarde atualizações interessantes no c3drenesg
neyton, ja te falei mil vezes. se acham caro, nao vende, assim terei menos concorrencia. hehehehehe
afinal estou indo pra minha 3ª licença. e nao acho caro. abçs
thiago