Sabe quando você atualiza seu AutoCAD para a versão mais nova, porque sim?
Pois é.
Em quase todas as versões “new features” são adicionadas e algumas me parecem bem questionáveis….
Essa semana, estava lá trabalhando num projeto de drenagem superficial e por alguma razão resolvi fazer uma seção transversal no platô. Até aí nada demais, cria a SampleLine e a SectionView do Civil 3D e boa.
Olhei a seção e tal, cheguei a conclusão nenhuma. Aí a SectionView estava atrapalhando, bora apagar essa coisa. E aparece uma mensagem qualquer na ela, daquelas que você não dá mínima.
E PQP, algumas coisas do projeto simplesmente s apagam.
Bem, alguma razão há de ter. Vai lá é bug no SOLIDOS, afinal estava testando umas funções dele.
2 horas depois e nada.
Pergunte ao oráculo.
Cai numa página da ajuda do Civil 3D, falando do DRAFTINGBUFFER.
Até achei válida a ideia, mas sinceramente… faltou um aviso no ERASE, dizendo que mais coisas iam ser apagadas.
Agora, o que ele faz? Bem, DRAFTINGBUFFER é uma variável do AutoCAD Civil 3D. Pode valer ON ou OFF.
Quando está ON, coisas desenhadas dentro do “buffer” da sectionview, são como coisas projetadas na SectionView, ou seja, se mover a SectionView, essas coisas serão movidas. Se apagar a SectionView, essas coisas serão apagadas.
Já aconteceu com você? Pois é.
Não sei em qual versão do Civil 3D isso apareceu, mas sei lá. Um “move”, um “erase” já resolvia, então pra quê?? Afinal, esse DRAFTINGBUFFER só faz mover e apagar. Se você mudar o exagero vertical, os objetos afetados pelo draftingbuffer não são deformados.
Pois é… no pain, no gain….
Estou aprendendo o Civil 3D para quem sabe aplicá-lo aos projetos de micro drenagem com que tenho trabalhado. A sensação que dá é que é preciso um espírito de programador de software para operá-lo. Haja paciência e força de vontade para lidar com um programa nada intuitivo e pra lá de complicado.