Civil 3D 2012

editado: 25/04/2011
Já está disponível o trial do 2012 e… bem… na versão 2010 eu disse: mais do mesmo… o mesmo se aplica novamente

Baixei, instalei e fui ler o help… sim eu leio!!! Mas para surpresa minha, não tem help!!! Ou melhor, tem mas é online… Estranhei, fui ver na pasta onde ele foi instalado e tentei localizar os *.chm, que são os arquivos de ajuda… Nada… só uns HTMLs… não sei se não estando conectado, o programa abra esses html offline… deve abrir, pois são idênticos aos online.

Na boa Autode$k, mas podia ao menos dar nomes coerentes a isso!!!

Aliás, estou até agora tentando localizar o help da API, pra ver se criaram coisas novas na parte de programação.

Como não podia deixar de ser, as telas durante a instalação são de tirar o chapéu, bem acabadas e tal, mas pô, você precisará do MAX para fazer aquilo, então, meio que ficou propaganda enganosa ou venda casada, sei lá….

Ao abrir o programa, tela de trial, 30 dias e tal… vamos ver o que há de novo..
Toolspace é a mesma coisa, não mudou nada… ou quase nada.

Toolbox (relatórios) com content pack brasil, aparece NOTA DE SERVIÇO
pensei: pronto, meu notaserv já era… mas tô até agora tentando rodar ele…
Não funcionou ainda.. A barrinha de status parou logo no começo e nada… Autode$k, comofas?/, até lá o notaserv vai bem, obrigado!! (netload direto na versão do 2011 chupa essa Autode$k)

Os demais reports do content pack são apenas versões dos já existentes nos reports normais. em fim, acho que só traduziram as telas e dizeres dos reports

Continuando… As interceções de corridors são os mesmos do 2011, então nada de novo..

Nem tudo é ruim, agora temos o PURGESTYLES, é até o nome do MEU COMANDO PURGESTYLES para o civil 3d 2011 eles copiaram… tão pedindo… Tá o deles é melhor que o meu, hehehe, pudera, eles escreveram o civil 3d…

Ah, descobri isso porque tentei rodar o TBN2NET… rodar, rodou… só o comando PG4ALL é que não, pois ele depende da API activex, que é dependente da versão do civil 3d… Os demais comandos, que não são dependentes dessa API, rodaram de boa
Se você já baixou o 2012 e quer testar o tbn2net e encontrar bugs, mande-me um mail, ok?

Fatal errors? Ah, claro!!! concerta-se uns criam-se outros, então não espere milagres!!!

Uma coisa nova que eu vi e gostei: Catchments
Se você gostava do watershed pra desenhar área de contribuição, saiba que esta é a melhor coisa que eu vi de novo no civil!!!
Uma hora eu faço um tutorialzinho sobre isso!! Em linhas gerais: clica num ponto, ele mostra o talvegue e a área de contribuição para aquele ponto

Compatibilidade com o C3DRENESG2. Incompatível……. Até carrega, mas as piperules terão de ser compiladas especificamente para o 2012 e o programa em si também, usando o framework 4.0 da Micro$oft (ao menos isso). Já fiz isso, só estou verificando se outros bugs aparecem para poder lançar o download.
Totalmente compatível!! atualize ele assim que instalar o civil 3d 2012!!

API de programação .NET (Activex é a interface COM).
Bom, eu sinto falta do SwapPartFamilyAndSize, mas isso já vem desde o 2010…

Para as surfaces a coisa melhorou dramaticamente!!! Sugiro que acompanhem o blog
http://civilizeddevelopment.typepad.com/ (podia retribuir o link, hein) Pra ter idéia: no 2011 só dá ra ver o nome e uma ou outra propriedade sem muita utilidade, além do FindElevationAtXY, já no 2012, dá pra pegar a coleção de triângulos, pontos, arestas… e dá pra brincar legal!!!
Pra mim esse foi mais um pedido de desculpas da Autode$k…

Para os pontos, só adicionaram suporte aos Point Groups… É!!! adicionaram no 2012, não tinha no 2011!!!!, mas ainda é meio inútil pois você não pode definir os critérios para dizer que pontos fazem parte de u point group… Aliás, é por isso que usei a API COM para fazer o comando PG4ALL. Ela possui um excelente suporte a point group. Pena que é dependente da versão do civil 3d.

Antes que você me pergunte porque dessa dependência, é assim:
A API .NET é compatível em todas as versões do civil 3d, isto é, se um programa escrito para o 2010 (onde essa API apareceu pela primeira vez) usa exclusivamente a API .NET, o programa vai funcionar no 2011 e no 2012 na maioria dos casos sem precisar recompilar o programa, bastando carregar o programa com o NETLOAD. Salvo em algumas situações, né Autode$k!!!!, onde a mesma função retorna valores diferentes
Bom, tirando que algumas funções e propriedades são acrescidas em novas versões, as velhas devem funcionar.

Já a API COM é dependente da versão do Civil 3d, então apesar do código fonte ser o mesmo, ele precisa ser recompilado usando as DLLs de referência da verão do civil 3d. Assim, você ficar trocando no seu visual studio as referências…

Nas novidades há algumas coisas para desenhos online, que sinceramente eu não acredito que alguem use… Em escritórios grandes, costuma ficar no servidor central, sem acesso de terceiros e frequentemente dos próprios projetistas, mas em fim…

Ah, a ferramenta de criação de Best Fit Entities PARECE estar funcionando como deveria… no 2011, ele travava após criar a primeira linha…
Que mancada Autode$k….

Se os meus programas em lisp rodam?? Bom a maioria sim.. basicamente terei de incrementar a rotina INIVARS para aceitar o 2012, ah, se eles não mudaram a sintaxe de nada, claro…. no 2007 para o 2008 mudaram umas coisas, e tive de reescrever muitas coisas.

Uma coisa boa: parece que o toolspace voltou a abrir rapidamente, como era no 2009, mas é cedo pra confirmar… melhor testar mais

Obviamente, o programa abre e salva dwg em variadas versões, de dxf R12 a dwg 2010, MAS, se você abrir o dwg do civil 3d 2011 ou anterior com o 2012 e salvar, já era… o civil 3d 2011 não abrirá mais esse desenho, ou melhor até abre, mas tudo como PROXY OBJECT.
Sinceramente, não sei se isso não podia ser remediado de melhor forma que o LANDXML…

Achou que eu ia falar maravilhas dele??? nem a pau juvenal!!! é mais divertido falar mal, hehehe, só assim os caras melhoram!!!

Não, não testei o Dynamite no 2012, até porque você precisa ter uma conta subscription para poder baixar ele na versão 2012, se é que já tem… Marcão, Rodolfo, Marcelo, o que me dizem???

Não testei o MASSCALC ainda, não deu tempo.

O EXPGE, vai bem obrigado!!! Pode dar um appload nele agora mesmo!!! Funciona de boa, hehehe

O PT2PT, bem esse vai ter de ser atualizado… em breve farei isso, aguardem.

DTAL, MLH2, bom esses são lisp para AutoCAD puro, então rodarão até a Autode$k decidir parar com o Visual Lisp (na minha opinião, nunca…)

Vi um “Unassigned Assemblies” no toolspace… Er…. já disse que não gostei do help online? já? pois é… ainda não sei pra que serve… mas já tenho uma idéia…

Edit Corridor Section? Hum… sei lá tô testando…

[pausa de 30 minutos]

Melhorou!! já tem uma opção para mostrar viewports da planta, perfil e seção, além de aparecerem uns blips na seção

Uma coisa bacana que eu vi agora: se você tem um alinhamento com um profileview já desenhado, ao passar o mouse sobre o alinhamento, o programa desenha uma linha temporária do profileview, indicando qual estaca o mouse está, o mesmo vale ao contrário, se o mouse está sobre o profileview, uma linha é desenhada no alinhamento indicando a estaca, bacana, gostei!!, Opa, funciona com sectionview também!! Só espero que não degrade muito o desempenho do programa….

Outra novidade interessante: autocompletar nos nomes dos comandos!!!! Sabe aqueles palavrões (palavras compridas) que são os nomes dos comandos do civil, tais como AECCSUPERELEVATIONTABULARVIEW, basta digitar os primeiros caractéres e já aparece um menu com uma lista dos possíveis comandos, boa sacada!! Eu não sou muito fã do ribbon, e também não gosto de sair caçando comandos nos menus ou no help (que help??? online? obrigado, passo)

PipeNetWorkCatalog, SubAssemblyCatalog… são os mesmos do 2011… nada de novo.
Ao menos os pipes podiam melhorar!!! aque a gente usa bueiros duplos, triplos, celulares duplos, triplos… mas não tem…. quer dizer, no C3DRENESG2 TEM!!!

Aliás, tem o “Autode$k Storm and Sanitary Analysis 2012”. Nome comprido, pomposo… nãso testei ainda… Mas como não tem tubo duplo, galeria celular dupla, ou tripla no catálogo, então deduzo que não dê suporte…

É, eu esculacho e passo a mão, hehehe

Por falar nisso, já que disponibilizaram o 2012 para download, podiam fazer aquela promoçãozinha básica, de mãe pra filho que sempre fazem e vender a licença do 2011 a uns 3 ou 4 contos, o que acha Autode$k??? 70% de desconto!! Até compro a do subscription, hehehehe!!!

Desempenho… em testes!!! vamos ver se a criança pára de pedir disco rígido desnecessariamente

Se eu tenho ligação com a Autode$k?? não mesmo!!!, aliás, vou mandar um currículo pra eles, hehehe

Veja, este post é a MINHA primeira impressão do civil 3d 2012. Pode ser que eu venha a detestar ele mais, pode ser que eu venha a gostar dele mais. Até lá, sugiro que você baixe o trial, se quiser, visite o google e procure por “Autode$k-products-2012” e clique no quarto link, por sua própria conta e risco, eu não tenho nada com isso!!!

Se você acha que esse post pode servir pra alguma coisa, faça um comentário!!!, se acha que não servirá pra nada, aí sim, faço questão que você faça um comentário, hehehe

Até!!

18 comentários em “Civil 3D 2012”

  1. Grande Neyton ótimo post como sempre, desculpe te amolar de x em quando rs… estou testando o C3d2012, tem algumas coisas legais (rotacionar labels por ex.) alguns BUGs estranhos mas assim que tiver alguma coisa mais concreta te falo

    Abs
    Volnei

  2. opa, se identifique meu camarada!!

    bom, diria que qualquer um que tenha core I7 e video ATI radeon 5875 gddr5 com um 1GB, ou nvidia 285 ou superior, com 8GB ddr3 já ta valendo

    uma maquina assim, de marca, custa em torno de 5 mil reais

    não economize nisso, por favor, isso se paga rapidinho!!!

  3. Neyton,
    Que bom que veio para São Luiz, sou frequentador assiduo do seu blog e creio que estamos trabalhando no mesmo projeto (eu sou execução) aqui em SLZ.
    Preciso de sua ajuda.
    Qual configuração de notebook eu consigo rodar o Civil3D 2011 e 2012?
    Nunca testei em Note, sempre em PC.
    Me ajuda nessa, preciso comprar e preciso de uma referência de configuração.
    Muito obrigado e parabéns pelo Blog.

  4. Neyton, parabéns pelo seu post. Sua opinião é muito valiosa.
    O Civil 3D 2012 já vem com o Dynamite exporter embutido no Ribbon / Output / Export to Civil View for 3ds Max Design. Da mesma forma o 3ds Max Design 2012 já vem com o Civil View (ex-Dyamite) embutido.
    O SSA (Autodesk Storm and Sanitary Analysis) é baseado na plataforma SWMM da EPA (Agência de proteção ambiental dos EUA) e é possível trabalhar com bueiros duplos, triplos e assim por diante, além de tubos de praticamente qualquer formato, vertedouros, orifícios, bombas, etc.
    Meu email é daniel.queiroz@autodesk.com. Eu sou engenheiro civil e trabalho na sede da Autodesk do Brasil em São Paulo. Sinta-se a vontade para mandar emails com dúvidas, sugestões ou reclamações.
    Antes de entrar na Autodesk eu trabalhava em Brasília com o Ronnie Araújo e ele tinha uma cópia do C3DrenEsg, um ótimo programa! Parabéns.
    Abraços

  5. Neyton, excelente post. Trabalho com o Civil desde quando vc ministrou o curso na minha empresa em BH. Realmente o Civil permite ao projetista muita liberdade na manipulação de superficies, pena que o programa não sabe usar a maquina que tem. Será que a Autodesk já se ligou nesse vacilo da escrita no disco rigido ou teremos que migrar aos poucos pro PowerCivil da Bentley?

  6. boas

    ouvi dizer que este civil (o 2012) já traz um suporte melhor para copiar styles de um dwg para outro , por acaso já deu alguma espreitada nesses assunto ?
    acho uma sacanagem as gestão actual de estilos do civil, ou melhor a falta de gestão , um programa que depende de estilos para tudo e mais alguma coisa não tem uma ferramenta de gestão desses estilos …

  7. Se você achou o 2011 pesado, entao esse também será…

    eu penso o seguinte: quem trabalha com o civil 3d, trabalha com projetos bons, em geral bem pagos.

    economizar nas máquinas não é uma opção.

    eu mesmo paguei 5,7 mil num notebook pra trabalhar com ele em junho do ano passado, hoje acho uma máquina semelhante por 3 mil…. desperdício de dinheiro? não… essa máquina já me rendeu várias vezes esse valor…

    A máquina é importante, mas fazer um bom uso de recursos ainda é o melhor a fazer. Datashortcut, xref, estilos mais leves usando hachuras sólidas, deixar o mínimo de coisas visíveis na tela, etc

  8. Neyton, o programa ainda está muito pesado ou a Autodesk otimizou isso?

    Nos anteriores, a maioria dos pcs arriava quando tentavamos abrir qualquer arquivo, mesmo usando datashortcuts.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima