Dispositivos Complexos no SOLIDOS

Bom dia, agora que você já viu quais são as alternativas para criar seus dispositivos de OAC no Civil 3D, vamos dar uma olhada em alguns dispositivos um pouco mais “complexos”.

Comecemos por uma valeta de proteção com grelha de concreto. Normalmente, é “apenas” uma seção retangular, com tampa e fim. Mas, isso faz curva!! E se escolhemos esse modelo, é porque provavelmente nosso pavimento tem baixa (ou nula) declividade, fazendo com seja necessário adotar fundo variável.

Canaleta retangular modelo DR07A do catálogo do DER-SP
Canaleta retangular modelo DR07A do catálogo do DER-SP

Aí complica… No PartBuilder (cof, cof) não rola, lamento. No Revit? Ah claro, fica lindo. Mas trazer para o Civil 3D…. E no Inventor? Sinceramente eu não uso e quem trabalha com o Civil 3D, não faz projetos que precisam do Inventor, pelo menos que eu tenha conhecimento.

Aí tu faz aquele script maroto no Dynamo e pronto. Excelente!!! Eu sei que dá pra fazer, então se alguém fez, por favor disponibiliza para compararmos!!

OK, vamos para outro exemplo. Ramais prediais para redes de esgoto (e água também)

Já vi algumas alternativas de “scripts” ou “lisps” que desenham um tubo e tal, depois que tá em 3D, inglês até gosta. Num projeto rápido, sem muita preocupação, até passa, mas gerar uma nota de serviço depois… Cadê as cotas, declividades, etc?? E as interferências? vai pro Navis fazer? Assim, me parece um fluxo um tanto ineficiente, levar o projeto para o Navis para então testar. Quer dizer que você calcula, ajusta elevações e tudo mais, TODAS as vezes que tem uma alteração no projeto? Por que já não fez um teste de colisão no próprio Civil 3D? Ah é, o PressureNetwork não conversa com o PipeNetwork…. Ops, seu “tubo” 3D feito no “braço” também não.

E no SOLIDOS?

Rede esgoto com ramais prediais.
No SOLIDOS, é possível, com detecção de interferências e tudo mais
Rede esgoto com ramais prediais

Quer ver mais de perto?

Modelo de ligação predial desenvolvido no SOLIDOS
Modelo de ligação predial desenvolvido no SOLIDOS

Modelo relativamente complexo de projetar, pois pode-se variar a altura da ligação, profundidade da rede, entre outras coisas. Claro, se você estudar o modelo um pouco verá que nem é tão complexo assim.

Deixe-me mostrar um que considero complexo mesmo. A Entrada de descida d´água do catalogo do DER-PR. Particularmente, eu prefiro o do DNIT

Entrada de descida d’água – DER-PR

No catálogo parece simples de desenhar. Mas quando coloca no 3D. O problema aparece. Essas paredes de altura variável e em arco complicam muito. Por isso prefiro a do DNIT, toda reta. E mais, esse tipo de dispositivo pode ser construído em pista com declividade longitudinal não nula. E aí? Visto de cima, tudo bem, nem se nota, mas aí tu vai mostrar pro cliente em 3D seu modelo federado no Navis e tem aqueles “buracos” e “degraus” mal feitos…. Eu entendo, você entende, mas o cliente não. E aí? Ah, claro o DER-PR quer que essa entrada se adapte em descidas retangulares e trapezoidais. O seu se adapta? o meu sim!!!

Já mostrei noutra oportunidade. Mostro outra vez:

Modelo de tubo ponta e bolsa
No SOLIDOS, com opção de ser simples, dupla, tripla ou até mesmo quádrupla
Modelo de tubo ponta e bolsa

Reparou que tem a base? Aliás, todos os álbuns de projetos que eu vi, tem. MAS você não o desenha no projeto né? Eu sei porque. Porque o Civil 3D não o modela, simples assim!

No seu próximo projeto, considere utilizar o SOLIDOS. Ah, você pode testar ele gratuitamente!!!

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima