Ligar pontos de civil 3d

Link para download

Outro dia me mediram um programinha (!!!) para ligar pontos pra usar no civil 3d.
Bem, resolvi incentivar meus desenhistas as aprender a programar então escrevi o código abaixo com todos eles vendo e fui questionando o que o programa deveria fazer.

Expliquei que o programa em si, apesar de parecer complicado, é na verdade simples!! O difícil não é escrever o programa mas sim pensar na receitinha de bolo necessária para ele, ou seja, o algoritmo.

Então analise:

  • Pedir por uma seleção de pontos
  • Filtrar por uma descrição especifica
  • Classificar os pontos em alguma ordem, seja pelo X, Y, ou nome
  • Prever se faz um serrilhado, isto é, se tem pontos dos dois lados de uma rua por exemplo, ligue separadamente os da direita e esquerda
  • Ligar os pontos

Esta receita é o algoritmo. Simples, não?

Agora pense: Isto será um programa e será chamado na linha de comando, então é bom que ele se comporte como um comando nativo.
Para isso, basta implementar um controle de erros.

Também seria interessante que o programa “lembrasse” as opções que você configura, por exemplo, o layer a usar para ligar as linhas.

Também é importante criar algumas regras para classificar os pontos. Por exemplo, se usamos uma classificação pelo nome do ponto, precisamos pensar que o topógrafo usou números em sequencia e incrementou de um em um. Assim se nossa sequencia é 1, 2, 3, 4, ligamos. Mas se a sequencia for 1, 2, 6, 7, 8, 9, ligamos o 1 e o 2, mas não ligamos 2 com o 6 e ligamos de 6 até 9.

Também precisamos verificar se a distancia entre os pontos não é excessivamente grande.

O exercício será então incluir essas condições no algoritmo principal.

Mas volte a ele agora. Percebe que temos um problema grande?

Então quebre ele problemas menores.

Pegue cada pequeno problema, e quebre ele novamente, até virar algo facilmente solucionável.

Exemplo:
Como pedir a seleção de pontos? SSGET
Como filtrar para selecionar apenas pontos? colocando filtro no SSGET
Como pedir a descrição a Filtrar? GETSTRING
Como aceitar caractere coringa (“*”)? WCMATCH
Como comparar o nome de pontos? transformando o nome num número
Como pegar um ponto e obter suas coordenadas?

Respondendo estas perguntas, chega-se ao código:


;este programa conecta pontos filtrando-o em suas descrições e organizando-os pelos seus nomes
;autor: neyton luiz dalle molle
;neyton@yahoo.com
;2013-07-03
;https://tbn2.blogspot.com
;https://tbn2net.com

;define variaveis globais para “lembrar” a opcoes na linha de comando
(setq ligarpontos_dist 20
      ligarpontos_dif   1
      ligarpontos_desc “PE”
      ligarpontos_pergunta “N”
      ligarpontos_serrilhado “S”
      ligarpontos_layer “0”)

;subrotinas

;subrotina ligarpontos:Nome->Num:
;transforma o nome do ponto em um numero, para poder comparar com outros pontos
(defun ligarpontos:Nome->Num (nome / num n)
  (
cond ((vl-string-search “POINT” nome)
     (
setq num (+ 100000 (atoi (vl-string-translate “POINT -()” ”         “ nome) ))))

    ((vl-string-search “(“ nome)
     (
setq num (read (strcat “(“ (vl-string-translate “()” ”  “ nome) “)”))
           num (+ (nth 0 num) (* 100000 (nth 1 num)))))
   
    ((
wcmatch nome “*[A-Z]*”)
     (
setq n 65)
     (
repeat 26
       (setq nome (vl-string-translate (chr n) ” “ nome)
         n    (+ 1 n)))
     (
setq num (+ 500000 (atoi nome))))

    (t
     (setq num (atoi nome))))

  num
  )

;subrotina ligarpontos:X->Num
;transforma o nome do ponto em um numero, para poder comparar com outros pontos
(defun ligarpontos:X->Num (x)
  x
  )

;subrotina ligarpontos:Y->Num
;transforma o nome do ponto em um numero, para poder comparar com outros pontos
(defun ligarpontos:Y->Num (y)
  y
  )

;subrotina ligarpontos:LigarPontos
;conecta uma lista de pontos efetivamente com linhas
;pergunta (“N” “X” “Y”) informa o tipo de ordem usada na lista. se for N, testa a diferenca no numero
(defun ligarpontos:LigarPontos (pts layer pergunta dist / p1 p2 n a b)
  (
setq p1 (nth 0 pts)
    n  1)
 
  (
repeat ( (length pts) 1 )
    (
setq p2 (nth n pts)
      a  (nth 3 p1)
      b  (nth 3 p2))

    (if (and (if (= pergunta “N”) (<= ( (nth 0 p2) (nth 0 p1)) dif) t)
         (
< (distance a b) dist))
      (
draw-line a b layer))

    (setq  p1 p2
       n
 (+ 1 n)))
  )

;subrotina ligarpontos:PegaPontosComecandoEm
;devolve uma sublista de pontos, iniciando num valor e pulado de 2 em 2 (par ou impar) apartir do inicio (c)
(defun ligarpontos:PegaPontosComecandoEm (pts c / qtd lst)
  (
setq qtd (length pts) )

  (while (< c qtd)
    (
setq lst (cons (nth c pts) lst)
      c   (+ c 2)))

  (reverse lst)
  
  )

;programa principal:
(defun c:ligarpontos (/ ss desc pts nome desc descpt pt p1 p2 n dist a b dif pergunta serrilhado ptspar ptsimpar layer)

  ;controle de erros e undo e redo
  (tbn:error-init nil)
  

  ;pega os pontos na tela
  (setq ss (ssget ((0 . “AECC_COGO_POINT”))))

  ;pergunta pela descricao a filtrar
  (setq desc (getstring (strcat “nQual a descrição a filtrar? <“ ligarpontos_desc “>”))
    desc (if (= “” desc) ligarpontos_desc desc)
    ligarpontos_desc desc)

  (setq dist (getdist (strcat  “nQual a maior distancia para conectar os pontos? <“ (rtos ligarpontos_dist 2 2) “>”))
    dist (if (not dist) ligarpontos_dist dist)
    ligarpontos_dist dist)

  (initget “N X Y” 0)
  (
setq pergunta (getkword (strcat “nPor qual propriedade usar na ordenação? [Nome, coordenada X, coordenada Y] <“ ligarpontos_pergunta “>”))
    pergunta (if pergunta pergunta ligarpontos_pergunta)
    ligarpontos_pergunta pergunta)
 

  (if (= pergunta “N”)
    (
setq dif (getint (strcat “nQual a maior diferença no numero dos pontos para conectá-los? <“ (itoa ligarpontos_dif )“>”))
      dif (if (not dif) ligarpontos_dif dif)
      ligarpontos_dif dif))

  (initget “S N” 0)
  (
setq serrilhado (getkword (strcat “nPrever serrilhado? [Sim, Nao] <“ ligarpontos_serrilhado “>”))
    serrilhado (if serrilhado serrilhado ligarpontos_serrilhado)
    ligarpontos_serrilhado serrilhado)

  (setq layer (getstring (strcat “nQual o layer usar na linha? <“ ligarpontos_layer “>”))
    layer (if (= “” layer) ligarpontos_layer layer)
    layer (vl-string-translate “<>/”:;?*|,=`” “————“ layer)
    layer (vl-string-trim  ” “ layer )
    layer (if (= “” layer ) “0” layer)
    ligarpontos_layer layer)

  (setq desc (strcase desc))

  ;filtra pela descricao
  (setq pts nil)
  (
repeat (sslength ss)
    (
setq ent    (ssname ss 0)
      vla    (vlax-ename->vla-object ent)
      nome   (strcase (cvlp-get-name vla))
      descpt (cvlp-get-rawdescription vla)
      pt     (list  (cvlp-get-easting vla) (cvlp-get-northing vla) (cvlp-get-elevation vla)))

    (if (wcmatch (strcase descpt) desc )
      (
setq pts (cons (list nome desc pt) pts )))
    (
ssdel ent ss))

  ;organiza pelo nome, transformando o nome num numero

  ;transformar o nome num numero
  (setq pts (mapcar (lambda (p / num) ;(setq p (car pts))
               (setq nome (nth 0 p))

                       ;decisao de como organizar a lista de pontos
               (setq num (if (= pergunta “N”)
                   (
ligarpontos:Nome->Num nome)
                   (
if (= pergunta “X”)
                     (
ligarpontos:X->Num (nth 0 (nth 2 p)))
                     (
ligarpontos:Y->Num (nth 1 (nth 2 p))))))
              

               (cons num p)
               )
 pts))

  ;ordena a lista em ordem crescente pelo num calculado para o nome
  (setq pts (vl-sort pts (lambda (a b) (< (nth 0 a)  (nth 0 b))) ))

  ;conecta os pontos se a diferencia entre o num é 1

  ;testa a previsao de serrilhado
  (if (= “S” serrilhado)
    (
progn
      ;no caso de previsao de serrrilhado, separa a lista de pontos em pontos pares e impares
      (setq ptspar   (ligarpontos:PegaPontosComecandoEm pts 0)
        ptsimpar (ligarpontos:PegaPontosComecandoEm pts 1))

      ;liga os pontos pares
      (ligarpontos:LigarPontos ptspar layer pergunta dist)

      ;liga os pontos impares
      (ligarpontos:LigarPontos ptsimpar layer pergunta dist)  )
   
    (
ligarpontos:LigarPontos pts layer pergunta dist) ;nao precisa prever serrilhado, entao nao precisa separar os pontos
    

    )

  ;reastaura o controle para o autocad
  (tbn:error-restore)
  )

(princ “nprograma LIGARPONTOS carregado!npara usar digite LIGARPONTOS na linha de comandon”)


Link(s) da(s) subrotina(s) usada(s):
draw-line, tbn:error-init, tbn:error-restore, funções cvl*


O que, leu tudo até aqui?
Parabéns!!!

Este código foi escrito em 1:30h, explicando cada passo aos espectadores e estes em opinavam cada passo.

Então se o seu interesse é aprender a programar, não se atenha ao código em si, mas sim aos comentários nele.

Depois, perceba as técnicas usadas para “lembrar” as opções que o usuário terá na linha de comando.

Use subrotinas para quebrar o codigo em problemas menores.

Consulte o usuário para entender o problema dele.

É isso. Gostou do programa, mas não sabe como rodar ele? vejas os outros tutoriais de autolisp da minha página!!!

Em breve este programa para download…

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima