Corridors
Agora sim, vamos fazer algo que se pareça mais com engenharia, hehehehe, primeiro, pegue um desenho que tenha alinhamentos e greides
já definidos
Para modelar uma rua, claro, precisa da seção tipo
Er...
Me ocorreu que você talvez não tenha entendido bulhufas do tutorial anterior....
Lamento...
Não se preocupe fará sentido agora
Uma estrada, rua, ou "corridors" se preferir, nada mais é que um "extrude" da seção tipo caminhando pelo alinhamento em sei greide...
Nada mais que isso
Claro, com algumas peculiaridades, por exemplo, o pavimento poderá sofrer variação da largura (com um
ta per por exemplo), ou da superelevação, alias, superelevação é um tema que não abordei no tutorial de alinhamentos...
Voltaremos a falar disso mais pra frente...
Mas pra que nos servirá modelar o dito corridors? Bem...
Ele serve "pra inglês ver", para você tirar quantitativos de volume de CBUQ, terraplenagem, base, subbase, etc...
Serve até para você corrigir greides!!!
Bom, vamos lá, use o comando CREATECORRIDOR:
Este comando inicia pedindo uma "baseline" na linha de comando...
Baseline é o alinhamento da rua, selecione-o...
No exemplo, eu vou fazer do alinhamento A0.
Ah, se você clicar o botão direito do mouse (ou clicar ENTER) sem selecionar o alinhamento, aparece este quadro:
Selecione o alinhamento e clique OK.
A próxima coisa que ele vai pedir é o perfil a ser usado, aqui entra o Greide!!
Se fizer o mesmo (clicar ENTER sem selecionar nada):
E agora, a seção tipo (mesmo esquema):
Feito isso, aparecerá a tela de criação do corridors:
Nela dê um nome ao Corridor.
Que seja um nome inteligente, por exemplo, o mesmo nome da rua!!
Agora analise o resto da tela...
Na primeira coluna, temos o nome da Baseline, normalmente incremental (1,2,3...) e na
próxima coluna, em quê alinhamento ela está, veja que aparece o A0, que selecionamos no início.
Na coluna "Profile", aparece o nome do Greide deste alinhamento e na coluna "Assembly" tem no nome da seção tipo.
Bem trivial não?
As duas próximas colunas nos dizem a estaca inicial e final do corridors.
Imagine um alinhamento que tenha 100 metros, mas queremos modelar uma estrada de apenas 50, é só definir as estacas que queremos!! Para isso, clique aquele pequeno ícone que está na célula da estaca; A tela de edição do
corridors irá se esconder e você poderá ver em planta a estaca.
Aqui cabe uma observação:
Apesar do estaqueamento do alinhamento ser de 20 em 20 metros, os valores que aparecem nestas 2 colunas são referentes as estacas de 100 em 100 metros...
E não adianta, se você escrever 3+15m lá, não será 3*20+15 que o civil 3d entenderá!! Será 315 (3*100+15)
Só irão aparecer estacas de 20 em 20 nestas colunas DEPOIS que você modelar o
corridors, sair desta tela e entrar novamente...
Aguarde e confie...
Talvez o maior problema esteja nas colunas "Frequency" e "Target".
Na primeira, você
deve informar de quanto em quanto o civil 3d irá desenhar a seção tipo.
Não escolha valores pequenos até ter certeza do que esta fazendo...
Valores pequenos? De novo: quequeíssomermão??? hehehe, imagine uma rua de 100 metros...
Você so quer ter certeza que a estaca inicial e final estão marcadas corretamente e que configurou os "Targets" corretamente (já vou falar dele) não tem necessidade de modelar a cada 1 metro...
Daria 101 seções...
Se escolhesse 25m, dariam apenas 5, o que seria bem mais rápido...
E acredite, isso pode demorar!!!
Para acertar este valor, clique os três pontinhos da célula:
A tela que se abre é auto-explicativa:
A não ser pelo segundo quadro, nele você define "estacas especiais" que dever ser modeladas além daquelas que forem abrangidas pelo método normal...
Não esquente com elas ainda.
Agora, clique os três pontinhos da coluna "Target", aparecerá esta tela:
Aqui definimos onde o "Daylight" (a linha do talude) irá se projetar, veja que em "Surfaces" escolhi a superfície do terreno:
Veja que a "subassembly" do "daylight" tem duas linhas, uma para corte outra para aterro.
Somente uma delas irá atingir o terreno, correto? é isso que acontece...
Agora, imagine que quiséssemos fazer uma superlagura, ou um TAPER,
deveríamos para isso, criar um alinhamento que nos dissesse aonde esta a borda do pavimento, já que a largura deste irá variar e, assim, colocaríamos o "Target" do "LaneOutSideSuper" (pavimento) que precisamos (que é a borda do pavimento) neste alinhamento.
Ainda, imagine que a rua tem uma superelevação incomum (diferente daquelas fornecidas pelo alinhamento), ou uma rampa.
A borda do pavimento deveria seguir com a cota diferenciada deste alinhamento da superlargura...
Logicamente deveríamos colocar lá o greide do alinhamento da borda!!
Não se preocupe, Interseção de corridors usa TODOS os "targets" visíveis nesta tela, quando desenharmos uma interseção, ficará claro.
Por enquanto, preocupe-se apenas com o "Target" da do "Daylight", na seção "Surface" desta tela.
Bom, clique os OK que precisar, vai modelar, em seguida coloque para visualizar em 3d:
Vemos a nossa seção tipo desenhada em 3d e as diversas seções conectadas umas as outras por linhas que chamamos "FEATURE LINES".
Elas tem utilidades que veremos mais adiante...
Agora, que tal sabermos quanto de corte e aterro precisamos para modelar esta rua?
Primeira coisa é fazer aparecer a tela de edição de corridors:
Aí, vá até a aba Surfaces:
Clique aquele botão marcado na figura.
Isso irá adicionar uma superfície na lista, agora, na caixa "Add Data" deixe "Links" selecionado, e em "Specify Code", escolha "Datum" e clique o botão "+", vai ficar assim:
Veja que defini um nome e um estilo para a superfície que estou criando...
Clique os OK que precisar...
Vai aparecer isso:
Veja que liguei a triangulação do terreno e da superfície que acabei de fazer (editando o estilo de ambas)
Não Muito útil ainda, pois a triangulação da superfície da rua está errada!! Por que esta errada? Porque existem triângulos modelados fora da área de abrangência da curva...
Vamos arrumar ela, volte nas propriedades do corridors, e vá para aba "Boundaries" e faça isso:
pronto, clique os OK e ficará assim:
É bom salientar que este não é o único meio de adicionar "boundary" a esta superfície para arrumar sua triangulação, e nas interseções de corridors você saberá porque...
Bom, agora no menu Surfaces, Utilities, Volumes, crie uma nova entrada na tela que se abre e defina das superfícies assim:
Bem...
Temos o volume...
Está bom? não sei...
Tem que analisar...
Provavelmente poderíamos editar o greide e obter volumes de corte mais próximos dos volumes de aterro...
Mas aí é engenharia....
E engenharia é com você !!! hehehehe
Temos o corridors, ou estrada, temos os taludes, mas....
Cadê a convenção de talude (o "pente")?
Volte nas propriedades do corridors (seguindo o método acima) e vá na aba "Slope Paterns", clique o botão "Add Slope Patern>>".
O civil 3d irá te pedir para selecionar a "First Feature Line" (lembra que mencionei ela acima?)
escolha a linha mais externa:
Talvez aparece uma telinha assim:
Isso acontece quando mais de uma feature line foi desenhada na mesma posição...
O Subassembly Daylight sempre desenhas as feature lines "DayLight", "Hinge", "DayLight Cut", "DayLight Fill", "Hinge Cut" e "Hinge Fill".
Escolha sempre e "DayLight" e "Hinge" para desenhar a convenção.
Selecionada a primeira feature line, ele irá pedir para selecionar a segunda:
De novo pode aparecer:
Escolha "Hinge"
Assim, sua convenção irá ser desenhada por estes pontos:
E em planta ficará assim:
Bom, por em quanto é isso...
dwg deste corridors