Apresentação


SOLIDOS - programa para modelagem de dispositivos e dimensionamento

O plugin SOLIDOS é um programa para modelagem de dispositivos paramétricos e em 3D, para projetos de obras de arte corrente, alem de fazer o dimensionamento de redes de drenagem e esgoto urbanos. O plugin roda dentro do Autodesk Civil 3D, para fazer uso dos alinhamentos, perfis e superfícies.

Como ele roda dentro do Civil 3D, não é necessário exportar o projeto ou mesmo a rede para programas externos, dimensionar para então importar os resultados para o desenho ou modificar manualmente o desenho.

Usando as ferramentas do Civil 3D e ferramentas exclusivas do plugin, é possível fazer o lançamento da rede, sem se preocupar com cotas ou diâmetros, apenas com a posição. Isso possibilita que os desenhos sejam preparados para impressão antes mesmo do dimensionamento.

Após isso, o projetista lança mão da máquina de dimensionamento do plugin, que interpreta a rede escolhida mostrando a planilha de cálculo de forma dinâmica, onde os valores podem ser editados e refletidos no projeto imediatamente.

Cotas de montante ou jusante podem ser modificadas graficamente ou manualmente, em vários ou um trecho por vez. Seções podem ser arbitradas em um trecho e os subsequentes serão alterados automaticamente. Os PVs serão substituidos para que sejam compatíveis com os tubos que chegam até ele.

O programa SOLIDOS conta com diversas equações de chuva de todo país e muito simples adicionar outras equações. Nas redes de esgoto há diversos métodos de previsão de crescimento populacional, já que a rede é dimensionada no início e no fim do período de projeto. A geração de relatórios e quantitativos automatizado pelo plugin, com possibilidade de inserção de tabelas dinâmicas no projeto ou relatórios externos.

Pensando em atender o mercado nacional, o plugin SOLIDOS possui um catálogo de peças compatíveis aqueles vistos no Album de projetos tipo do DNIT e um catálogo de peças compatível com o Album de dispositivos do DER-SP, mais completo.

O plugin SOLIDOS vem sendo desenvolvido pensando em englobar as funções do C3DRENESG, plugin para dimensionamento de redes de drenagem e esgoto, também de autoria deste desenvolvedor. Todas as funções implementadas no C3DRENESG estão presentes no plugin SOLIDOS e foram melhoradas.

O plugin não utiliza o PipeNetwork do Civil 3D. Este tem sérias limitações que impediram upgrades no C3DRENESG por anos. Para modelagem, foi desenvolvido um ambiente parecido com o do Autodesk Subassembly Composer, onde um fluxograma descreve a modelagem do dispositivo em 3D, com dezenas de ferramentas fáceis de usar.

As redes não precisam ser necessariamente de drenagem ou esgoto. O modelador foi pensado para ser mais geral, então é possível criar dispositivos para outras finalidades.

A primeira versão SOLIDOS foi lançada em 2020.

 


Neyton Luiz Dalle Molle
Engenheiro Civil
[email protected]
https://tbn2.blogspot.com
https://tbn2net.com