SWMM - Hidrogramas Unitários


Hidrogramas unitários (UHs) estimam o influxo/infiltração dependente da chuva (RDII) em um sistema de esgoto:

Um conjunto de HU contém três hidrogramas:

  1. resposta de curto prazo
  2. resposta de médio prazo
  3. resposta de longo prazo

Cada hidrograma unitário é definido por três parâmetros:

  1. R: a fração do volume de chuva que entra no sistema de esgoto
  2. T: o tempo desde o início da chuva até o pico do HU em horas
  3. K: a relação entre o tempo de recessão do HU e o tempo de pico

Não é necessário que todos os três hidrogramas sejam definidos e a soma dos três valores R não precisa ser igual a 1. Observe que qualquer hidrograma unitário ou parâmetro de abstração inicial deixado em branco é assumido como 0

Diferentes parâmetros de abstração iniciais podem ser atribuídos a cada uma das três respostas do hidrograma:

  1. Dmax: profundidade máxima de abstração inicial disponível (em unidades de profundidade de chuva)
  2. Drec: taxa na qual qualquer abstração inicial utilizada é disponibilizada novamente (em unidades de profundidade de chuva por dia)
  3. Do: quantidade de abstração inicial que já foi utilizada no início da simulação (em unidades de profundidade de chuva).

Um grupo HU pode ter até 12 conjuntos HU, um para cada mês do ano. Cada grupo HU é considerado como um objeto separado pelo SWMM e recebe seu próprio nome exclusivo junto com o nome do pluviômetro que fornece dados de chuva a ele.

Para gerar RDII em um nó do sistema de drenagem, o nó deve identificar (por meio de sua propriedade Inflows) o grupo de HU e a área do coletor de esgoto circundante que contribui para o fluxo de RDII.

Note: Uma alternativa ao uso de hidrogramas unitários para definir o fluxo RDII é criar um arquivo de interface RDII externo, que contém dados de série temporal RDII.

Os hidrogramas também podem ser usados para substituir o principal processo de chuva-escoamento do SWMM que usa objetos de sub-bacia, desde que UHs devidamente calibrados sejam utilizados. Nesse caso, o que o SWMM chama de influxo RDII para um nó representaria, na verdade, o escoamento superficial.

Ao criar um novo hidrograma, forneça as seguintes propriedades: