Hidrogramas unitários (UHs) estimam o influxo/infiltração dependente da chuva (RDII) em um sistema de esgoto:
Um conjunto de HU contém três hidrogramas:
Cada hidrograma unitário é definido por três parâmetros:
Não é necessário que todos os três hidrogramas sejam definidos e a soma dos três valores R não precisa ser igual a 1. Observe que qualquer hidrograma unitário ou parâmetro de abstração inicial deixado em branco é assumido como 0
Diferentes parâmetros de abstração iniciais podem ser atribuídos a cada uma das três respostas do hidrograma:
Um grupo HU pode ter até 12 conjuntos HU, um para cada mês do ano. Cada grupo HU é considerado como um objeto separado pelo SWMM e recebe seu próprio nome exclusivo junto com o nome do pluviômetro que fornece dados de chuva a ele.
Para gerar RDII em um nó do sistema de drenagem, o nó deve identificar (por meio de sua propriedade Inflows) o grupo de HU e a área do coletor de esgoto circundante que contribui para o fluxo de RDII.
Note: Uma alternativa ao uso de hidrogramas unitários para definir o fluxo RDII é criar um arquivo de interface RDII externo, que contém dados de série temporal RDII.
Os hidrogramas também podem ser usados para substituir o principal processo de chuva-escoamento do SWMM que usa objetos de sub-bacia, desde que UHs devidamente calibrados sejam utilizados. Nesse caso, o que o SWMM chama de influxo RDII para um nó representaria, na verdade, o escoamento superficial.
Ao criar um novo hidrograma, forneça as seguintes propriedades: