SWMM - Métodos Computacionais - Degelo
A rotina de derretimento de neve em SWMM é uma parte do processo de modelagem de escoamento. Ele atualiza o estado dos pacotes de neve associados a cada sub-bacia, contabilizando o acúmulo de neve, redistribuição da neve por esgotamento de área e operações de remoção e derretimento da neve por meio da contabilidade de orçamento de calor. Qualquer derretimento de neve que saia do pacote é tratado como uma entrada adicional de chuva na sub-bacia.
Em cada etapa do tempo de escoamento, os seguintes cálculos são feitos:
- A temperatura do ar e os coeficientes de fusão são atualizados de acordo com a data do calendário.
- Qualquer precipitação que cai como neve é adicionada ao pacote de neve.
- Qualquer excesso de profundidade de neve na área lavável do pacote é redistribuído de acordo com os parâmetros de remoção estabelecidos para o pacote.
- As coberturas de neve nas áreas impermeáveis e permeáveis do pacote são reduzidas de acordo com as curvas de esgotamento da área definidas para a área de estudo.
- A quantidade de neve no pacote que derrete em água líquida é encontrada usando:
- Uma equação de orçamento de calor para períodos com chuva, onde a taxa de derretimento aumenta com o aumento da temperatura do ar, velocidade do vento e intensidade da chuva
- Uma equação de graus-dia para períodos sem chuva, onde a taxa de derretimento é igual ao produto de um coeficiente de derretimento e a diferença entre a temperatura do ar e a temperatura de derretimento base da embalagem.
- Se não ocorrer fusão, a temperatura da embalagem é ajustada para cima ou para baixo com base no produto da diferença entre as temperaturas do ar atual e anterior e um coeficiente de fusão ajustado. Se ocorrer derretimento, a temperatura do pacote é aumentada pelo conteúdo de calor equivalente da neve derretida, até a temperatura base de derretimento. Qualquer líquido derretido restante além disso está disponível para escoamento do pacote.
- O derretimento de neve disponível é então reduzido pela quantidade de capacidade de retenção de água restante na embalagem. O derretimento restante é tratado da mesma forma como uma entrada adicional de chuva na sub-bacia.