SWMM - Métodos Computacionais - Infiltração
infiltração é o processo de penetração da chuva na superfície do solo na zona de solo insaturado de áreas de sub-bacias permeáveis. SWMM oferece quatro opções para modelagem de infiltração:
- Método Horton Clássico - Este método é baseado em observações empíricas que mostram que a infiltração diminui exponencialmente de uma taxa máxima inicial para alguma taxa mínima ao longo de um longo evento de chuva. Os parâmetros de entrada exigidos por este método incluem as taxas de infiltração máxima e mínima, um coeficiente de decaimento que descreve a rapidez com que a taxa diminui ao longo do tempo e o tempo que leva para um solo totalmente saturado secar completamente (usado para calcular a recuperação da taxa de infiltração durante a seca períodos).
- Método Horton Modificado - Esta é uma versão modificada do Método de Horton clássico que usa a infiltração cumulativa em excesso da taxa mínima como sua variável de estado (ao invés do tempo ao longo da curva de Horton), fornecendo uma estimativa de infiltração mais precisa quando ocorrem baixas intensidades de chuva. Ele usa os mesmos parâmetros de entrada que o Método Horton tradicional.
- Método Green-Ampt - Este método para modelar a infiltração assume que existe uma frente de umedecimento acentuada na coluna de solo, separando o solo com algum teor de umidade inicial abaixo do solo saturado acima. Os parâmetros de entrada necessários são o déficit inicial de umidade do solo, a condutividade hidráulica do solo e a altura de sucção na frente de umedecimento. A taxa de recuperação do déficit de umidade durante os períodos de seca está empiricamente relacionada à condutividade hidráulica.
- Método Green-Ampt modificado - Este método modifica o procedimento Green-Ampt original por não esgotar o déficit de umidade na camada superficial superior do solo durante os períodos iniciais de pouca chuva como era feito no método original. Essa mudança pode produzir um comportamento de infiltração mais realista para tempestades com longos períodos iniciais, onde a intensidade da chuva está abaixo da condutividade hidráulica saturada do solo.
- Método do número da curva - Esta abordagem é adotada a partir do método NRCS (SCS) Curve Number para estimar o escoamento. Ele assume que a capacidade total de infiltração de um solo pode ser encontrada no número da curva tabulada do solo. Durante um evento de chuva, essa capacidade se esgota em função da chuva cumulativa e da capacidade restante. Os parâmetros de entrada para este método são o número da curva e o tempo que leva para um solo totalmente saturado secar completamente (usado para calcular a recuperação da capacidade de infiltração durante os períodos de seca).
SWMM também permite que a taxa de recuperação de infiltração seja ajustada por um valor fixo em uma base mensal para contabilizar a variação sazonal em fatores como taxas de evaporação e níveis de água subterrânea. Este padrão opcional de recuperação de solo mensal é especificado como parte dos dados de evaporação de um projeto.