Alguns dispositivos longitudinais apresentam deformações após o lançamento, por exemplo:
Esse problema pode ter 2 causas:
Caso de falhas de hardware
O fato da grande maioria dos projetos serem "georreferenciados" igualando as coordenadas do AutoCAD ao UTM, fazem com que o programa perca precisão ao representar números reais, uma vez que a parte inteira do número usa muitos bytes deixando poucos para a parte fracionária (E=651647.547, N=7845327.697, por exemplo). Essa perda de precisão, causa falhas no hardware, que mostra situações como esta:
Nesta imagem, a linha mais a direita é um ARCO. Observe que visualmente, o ENDPOINT não coincide com o final da linha.
Este problema está relacionado com a aceleração de hardware e uso de números grandes. Quando desligada a aceleração, o problema não aparece. Para testar esse bug:
Para corrigir esse problema, atualize os drivers da sua placa de vídeo, certifique-se que é uma placa homologada pela Autodesk, ou desligue a aceleração de hardware usando o comando 3DCONFIG (GRAPHICSCONFIG) e faça um REGENALL
Caso de erros no modelador
Os dispositivos longitudinais normalmente são criados usando a ferramenta Varredura. Esta ferramenta tem propriedades que influenciam diretamente como o dispositivo será modelado. Uma delas diz respeito a "verticalidade" da seção a ser modelada.
No Civil 3D, os Corredores são modelados usando Assemblies que sempre são verticais. Por isso, quando visto de cima, não vemos as "shapes" da seção gabaritada, apenas os links:
Observe a janela esquerda. Nela vemos o corredor de cima e portanto não vejas as hachuras da seção gabaritada, que são visíveis no quadro da direita, pois está em 3D.
No SOLIDOS, a ferramenta Varredura, pode modelar como se fosse um corredor ou variando a seção para melhor representar o elemento:
Observe o "fio" da cerca de alambrado (disponível no catálogo). Para modelar esse fio, a seção precisa ser modelada no eixo, mudando sempre de direção.
Agora, no contexto de um dispositivo longitudinal, modelar a seção não vertical é uma má ideia, pois a seção não começa/termina na vertical se a declividade desse dispositivo não for zero.
Se você está usando uma versão antiga do plugin, talvez tenha esse problema de seção não vertical. Por exemplo, a canaleta trapezoidal:
Observe a seção deformada no topo. Para coordenadas próximas à origem, funciona normalmente. Mas em projetos "georreferenciados" pode ocorrer erros.
O modelador desta seção não é vertical. Abra este modelador, vá até Start / Solido. Vamos ver como ele foi criado:
Para fazer essa seção ser vertical, siga estes passos:
Obviamente, alguns dispositivos podem variar os nomes acima, no entanto o conceito é o mesmo. Se você criou modelos que usam a ferramenta Varredura e observou o erro aqui descrito corrija usando os passos aqui descritos.
Note que no caso do alambrado, devemos usar a seção de varredura com a opção Seção Vertical = False, para que ela não se deforme ao longo do eixo.
Os dispositivos do catálogo atual, já estão todos corrigidos.