EPANET - Análise da Qualidade da Água - Modelos de mistura de tanques


O EPANET pode usar quatro tipos diferentes de modelos para caracterizar a mistura em tanques de armazenamento.

  1. Totalmente Misturado - Este modelo de mistura assume que toda a água que entra em um tanque é instantânea e completamente misturada com a água que já está no tanque. É a forma mais simples de assumir o comportamento de mistura, não requer parâmetros extras para descrevê-lo e parece se aplicar muito bem a um grande número de instalações que operam no modo de preencher e desenhar.

  2. Mistura de dois compartimentos - Este modelo de mistura divide o volume de armazenamento disponível em um tanque em dois compartimentos, sendo que ambos estão totalmente misturados.
    Presume-se que os tubos de entrada / saída do tanque estejam localizados no primeiro compartimento. A água nova que entra no tanque se mistura com a água do primeiro compartimento. Se este compartimento estiver cheio, ele envia seu transbordamento para o segundo compartimento onde se mistura completamente com a água já armazenada lá. Quando a água sai do tanque, sai pelo primeiro compartimento, que se estiver cheio, recebe uma quantidade equivalente de água do segundo compartimento para compensar a diferença. O primeiro compartimento é capaz de simular curto-circuito entre a entrada e a saída, enquanto o segundo compartimento pode representar zonas mortas. O usuário deve fornecer um único parâmetro que é a fração do volume total do tanque dedicado ao primeiro compartimento.

  3. Primeiro Entra / Primeiro Sai - Este modelo de mistura assume que não há mistura de água durante seu tempo de residência em um tanque. Os pacotes de água movem-se através do tanque de forma segregada, onde o primeiro pacote a entrar é também o primeiro a sair. Fisicamente falando, este modelo é mais adequado para tanques defletores que operam com entrada e saída simultâneas. Não há parâmetros adicionais necessários para descrever este modelo de mistura.

  4. Última Entrada / Última Saída - Este modelo de mistura assume que não há mistura entre as parcelas de água que entram em um tanque. No entanto, em contraste com o FIFO Plug Flow, os pacotes de água empilham-se uns sobre os outros, onde a água entra e sai do tanque no fundo. Fisicamente falando, este tipo de modelo pode se aplicar a um tubo vertical alto e estreito com um tubo de entrada / saída na parte inferior e um fluxo de entrada de baixo impulso. Não requer que nenhum parâmetro adicional seja fornecido.

Diferentes modelos podem ser usados com diferentes tanques em uma rede.