Emissores são dispositivos associados a junções que modelam o fluxo através de um bico ou orifício. Nessas situações, a demanda (ou seja, a taxa de fluxo através do emissor) varia em proporção à pressão na junção elevada a alguma potência. A constante de proporcionalidade é denominada "coeficiente de descarga". Para bicos e sprinklers, o expoente da pressão é 0,5 e o fabricante geralmente declara o valor do coeficiente de descarga como a taxa de fluxo em gpm (galões por minuto) através do dispositivo a uma queda de pressão de 1 psi.
Os emissores são usados ??para modelar o fluxo através de sistemas de irrigação e redes de irrigação. Eles também podem ser usados ??para simular vazamento em um tubo conectado à junção (se um coeficiente de descarga e expoente de pressão para a rachadura ou junta de vazamento puder ser estimado) e calcular um fluxo de incêndio na junção (o fluxo disponível em alguma pressão residual mínima ) No último caso, seria usado um valor muito alto do coeficiente de descarga (por exemplo, 100 vezes o fluxo máximo esperado) e modificar a elevação da junção para incluir a cabeça equivalente do alvo de pressão.
Quando um emissor e uma demanda normal são especificados para uma junção, a demanda que a EPANET relata em seus resultados de saída inclui a demanda normal e o fluxo através do emissor.