Apresentação


C3DRENESG - Cálculo de redes de drenagem e esgoto urbanos

O C3DRENESG é um programa de dimensionamento de redes de drenagem e esgoto urbanos que roda dentro do Autodesk Civil 3D. Ele usa o recurso de PipeNetworks, tornando o lançamento das redes e perfis muito prático e rápido.

Como ele roda dentro do Civil 3D, não é necessário exportar o projeto ou mesmo a rede para programas externos, dimensionar para então importar os resultados para o desenho ou modificar manualmente o desenho.

Usando as ferramentas do Civil 3D, é possível fazer o lançamento da rede, sem se preocupar com cotas ou diâmetros, apenas com a posição. Isso possibilita que os desenhos sejam preparados para impressão antes mesmo do dimensionamento.

Após isso, o projetista lança mão do C3DRENESG, que interpreta a rede escolhida mostrando a planilha de cálculo.

Esta planilha de cálculo é inteligente e foi pensada para tornar o processo de dimensionamento o mais ágil possível, fornecendo o resultado do cálculo imediatamente após alguma ateração ser feita.

Cotas de montante ou jusante podem ser modificadas graficamente ou manualmente, em vários ou um trecho por vez. Seções podem ser arbitradas em um trecho e os subsequentes serão alterados automaticamente. Os PVs serão substituidos para que sejam compatíveis com os tubos que chegam até ele.

O programa C3DRENESG conta com diversas equações de chuva de todo país e muito simples adicionar outras equações. Nas redes de esgoto há diversos métodos de previsão de crescimento populacional, já que a rede é dimensionada no início e no fim do período de projeto. A geração de relatórios e quantitativos fica automatizado no ambiente do Civil 3D.

Pensando em atender o mercado nacional, o C3DRENESG possui um catálogo próprio de peças iguais aqueles vistos no Album de projetos tipo do DNIT.

O C3DRENESG vem sendo desenvolvido com o feedback de clientes, que sempre sugerem melhorias ao programa e que são atendidos o mais rápido possível. Muito do que o programa faz hoje, foi por solicitação direta dos clientes.

A primeira versão C3DRENESG foi lançada em 2008, baseado em uma versão anterior escrita em visual lisp que desenvolvia para uso próprio desde o ano 2000.

No momento o C3DRENESG está incorporando o dimensionamento de sarjetas e valas, usando os alinhamentos do Civil 3D. Assim, é possível analisar a lâmina de escoamento graficamente, pois o c3drensg a calcula em intervalos regulares sobre o alinhamento.

É possível criar vários tipos de seção e o método de cálculo usado é aquele exposto no manual de drenagem do DNIT.

Hoje, a última versão do C3DRENESG trabalha dentro do Civil 3D 2011 a 2017.


Neyton Luiz Dalle Molle
Engenheiro Civil
neyton@yahoo.com
https://tbn2.blogspot.com
https://tbn2net.com
whatsapp: +55 41 98884 3044
skype: neyton@hotmail.com